nav-left cat-right
cat-right

Akhenaton, o Filho do Sol

Terminei de ler pela segunda vez, nessa semana que passou, o livro que dá nome a este post: Akhenaton, o filho do sol. O livro, de cunho espírita, fala sobre a vida do faraó do Egito, nascido sob o nome de Amen-hotep IV ou Amenófis IV, mais tarde passando a ser conhecido como Akhenaton, que quer dizer “o espírito atuante de Aton”.

Após ler o livro, fiz algumas pesquisas na internet, buscando por fontes históricas que validassem os acontecimentos do livro, e no entanto, encontrei muitas coisas que coincidiam. Relato então a história de Akhenaton, misturando um pouco o livro e a história.

Akhenaton teria nascido por volta de 1350 a.C. Desde pequeno, revoltava-lhe a idéia de guerrear e matar, mesmo após várias tentativas de seu pai, o faraó Amenófis III. Assumiu o Egito como faraó, aos 15 anos de idade e casado com Nefertiti, teve seis filhas: Meketaton, Ankhesenpaaton, Neferneferuaten Tasherit, Neferneferure e Setepenre. Ele também possuia algum tipo de deficiência, denominada Síndrome de Marfan .
No quinto ano do seu reinado, troca o seu nome, passando a se chamar Akhenaton e cria a crença no “Deus Único”, onde um só Deus deve ser cultuado, abolindo o politeísmo existente na época. Esse fato gera uma revolução no Egito, principalmente aos sacerdotes, que enriqueciam cada vez mais com o culto a vários deuses, incluíndo aí “Amon”. O Deus agora cultuado se chama “Aton”, representado pela figura do Sol.

Akhenaton cria a cidade de Akhetaton, uma cidade livre para cultuar o deus Aton e onde o faraó modela uma vida digna para todos os seus habitantes. Transforma-se também na nova capital do Egito.

Voltando um pouco ao livro, diz-se que o faraó conversava com pessoas já mortas, ou espíritos, e estes eram os seus guias. Confiava neles e agia de acordo com os seus ensinamentos. Além da doença que lhe matava o corpo físico aos poucos, tinha transes repentinos, de curta duração, onde o faraó era contactado pelos guias espirituais. Ao sair dos transes, ele havia adquirido algum tipo de conhecimento útil para os próximos acontecimentos.

Este foi um dos maiores faraós que o Egito já viu. A sua maior preocupação era com o bem-estar do povo, para que tivessem uma vida digna. Por causa disso, esqueceu-se um pouco da administração do Império, deixando que os bárbaros invadissem as terras conquistadas pelo Egito, enfraquecendo o seu poder político e o número de “governadores” que lhe seguiam.

Já no fim da vida, ordena que o general Horemheb saia em defesa das terras tomadas pelos bárbaros. Horembeb mais tarde, após a morte de Akhenaton, se tornaria faraó.

De acordo com o livro, Akhenaton teria sido enterrado em local próximo a Akhetaton, e tendo um outro corpo colocado em seu lugar no sarcófago onde ficaria para toda a eternidade.

Outro fato que o livro destaca seria sobre um sonho do faraó, onde ele vê um homem de cabelos compridos, vestes humildes, sentado, com as mãos no rosto como se chorasse, e tem a sensação que de aquele homem seria o salvador da humanidade, em uma forte alusão à vinda de Jesus anos mais tarde.

Dados do Livro:
Akhenaton, o filho do sol
Escrito pelo espírito Melquisedech, através de Luiz Carlos Carneiro
Editora Lake

66 comentários para “Akhenaton, o Filho do Sol”

  1. [...] Logo que postei o artigo sobre o livro Akhenaton, O filho do sol encontrei uma amiga e conversamos sobre o livro. Eis que ela me indica um outro livro que ela havia lido e gostado bastante. A princípio, pelo nome, o livro não me chamou muito a atenção. Então, conforme ela foi me contando sobre o que se tratava e foi dando uma “passada”, não consegui me conter e tive que comprar. E hoje, após ler o primeiro volume e terminando o segundo, resolvi contar-lhes sobre esta obra incrível . [...]

  2. Roberta says:

    Oi, acabei de ler sobre o que vc postou. Uma amiga disse q Jesus é a reencarnação de akenaton, é verdade???

    • Flávio de Souza says:

      Amigo, dentro da literatura espírita, seja ela romanceada, didática ou científica o que se diz é que apesar de já terem havido alguns encarnações no globo, de espíritos da ordem Crística, nunca NENHUM deles possuiu a superioridade e a majestade de Jesus. Logo, a passagem de Jesus pelo planeta foi marcada por seu caráter único. Allan Kardek pergunta no item. 625 do Livro dos Espíritos: “. Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de
      guia e modelo?” e a resposta, por acaso a mais curta dentre todas as 1018 questões que foram efetuadas pelo codificador para servirem de base para o Espiritismo, não poderia ser diferente; “Jesus.”

  3. juarez says:

    quero saber qual livro que o Amenófis IV ou akenaton psicografou ???
    estou pesquisando sobre o rei que implantou o monoteismo :.
    grato …

  4. Ola Fabio, o google me levou a voce pesquisando sobre Akhenaton. Sou admirador desse maravilhoso Ser Humano, em sua homenagem produzi 3 videos: Filho do Sol, Louvor a Aton e Jornada da Alma, expostos no You Tube no canal:http://br.youtube.com/burrugajp. Vale a pena ve-los e divulga-los.
    Abs
    Alvaro

  5. Alfredo says:

    Olá Fabio e demais internautas.
    Vejo que há várias pessoas admiradoras da importante figura de Akhenaton, cuja vida foi praticamente riscada da história oficial egípcia.
    Sugiro a leitura do livro “Akhenaton: a Revolução Espiritual do Antigo Egito”, obra mediúnica de Roger Bottini Paranhos, orientado pelos espíritos Hermes e Radamés.
    Outra dica é o filme “O Egípcio”, de 1954, do diretor Michael Curtiz, que retrata a época de Akhenaton.
    Abs,
    Alfredo.

  6. Anelise says:

    Olá… sou uma admiradora de Akhenaton, vc por acaso conhece o livro “Akhenaton – a revolução espiritual no Antigo Egito” de Roger Bottini Paranhos.?
    acredito que sim, bem admiro muito essa obra, sou frequentadora e trabalhadora de um casa Ramatisiana, onde um dos mentores da casa é este ser de Luz , nosso querido Akhenaton…
    Obrigada pelo espaço
    Anelise

  7. Vilma Ribeiro says:

    Lí esse livro há uns quatro meses e agí da mesma forma que você:pesquisei na internet.

    Ele tinha certeza de que era Jesus, não só a impressão (no Monte das Oliveiras, seu suor gotejava sangue, tamanha agonia). O médico da Casa da Morte (onde cuidavam dos doentes) e Casa da Morte (onde cuidavam dos cadáveres)e também Horembeb, tiveram a mesma visão do Cristo.

  8. Vilma Ribeiro says:

    Eu quis dizer ¨Casa da Vida¨e ¨Casa da Morte¨.

  9. Carlos Eduardo says:

    “Não conhecia nada sobre Akhenaton até ler ‘Akhenaton, a Revolução Espiritual do Antigo Egito’, é muito bom. Muitos espiritualistas afirmam que o ‘Faraó-Herege’ que construiu a 3.500 a.c, uma nova capital para o Egito reencarnou no século XX, como Juscelino Kubistchek de Oliviera. Não quero forçar, mas que o biotipo moreno de JK corresponde a de um antigo egipcio, corresponde sim.
    Também JK quis um Mundo Novo e como o Faraó Akhenaton teve um fim suspeito.Interessante como tantos séculos depois tem tanta gente interessada em Akhenaton. Será que o deus-Horus inspira um novo culto a Aton-Rá?”.

  10. Ana Cibele says:

    Oi acredito que Akenaton foi reencarnado sim em Jesus li o livro a “A grande Tarefa” do espirito Maruá psicografado por Martin Meyado Papaleio, não sou espirita,a primeira vez que li sobre Akenaton foi atraves da sindrome de Marfan enquanto fazia uma pesquisa, curiosamente estava em um onibus com tv quando pela 2 x ouvi falar em Akenaton em uma reportagem, não se passou uma semana fui atender uma paciente pela 2 vez quando por acaso o marido dela espirita me falou do egito e depois de Akenaton e me deu o livro, é fantastico

  11. Tiago e Katia says:

    Olá!

    Todos os livros citados narram com muitas semelhanças entre si a história fantástica de Akhenaton, dando uma mais vasta idéia da nossa evolução na Terra.

    Porém, para um aprofundamento na filosofia e na real idéia do projeto do Filho do Sol, sugerimos a excelente leitura do livro “A Morada do Filho do Sol”, de Daniel Meurois-Givaudan, Editora Do Conhecimento. Belíssimo!!!

    Tiago e Katia

  12. diego william says:

    não maizinha ele não foi reencarnação de jesus,ele apenas apenas teve um sonho premonitorio(sobre jesus,que viria no futuro)são duas individualidades diferentes! leia o livro mensagens do grande coração!
    lá é citada algumas encarnações dele! até como sacerdote protestante,hindu,etc…!

  13. André says:

    Olá.

    Sou egiptólogo com formação no período que vai da XII à XVIII Dinastia, mas também espiritualista e fundador de uma Templo onde Akenaton figura como o Mentor principal. Akenaton não reencarnou como Jesus, são duas forças diversas uma da outra, muito embora o Ká espiritual, a nergia transcendente que se reencarna de épocas em épocas e traz consigo a fonte de revelações futuras, possa ter alguma ligação com ambos no sentido de ideologia.
    Akenaton se manifesta por meio da incorporação e assume hoje uma outra roupagem espiritual. é belíssimo. seus ensinamentos são carregados de amor, de luz, de esperança e força. Infelizmente, nem todos estão desejosos de segui-los…..

  14. janio Flores Cavalcante says:

    Deus de akenaton e a representaçao real das forças superiores que reina no universos, com suas lei naturais e imutaveis, foram varios os conhecedores desta lei, exemp. Krishina, Sidartha Gauthama, Jesus Cristo, Moramede e outros varios anonimos. O superior supostamente chamado de deus, e como o sol que clarea as trevas nos dando paz e conhecimento.

  15. marianne says:

    Minha formação anterior foi kardekiana, há quinze anos frequento a Grande Fraternidade Branca(GFB-Mestres Ascensos) .
    Pelo que estudamos na GFB o Plano da Luz, pretendia inicialmente que Akhenaton, preparasse o “terreno ” para a vinda do Cristo no Egito; o que falhou e atrazou sua vinda. que para nós foi única. Cristo nunca mais reencarnou.
    Na GFB(Grande Fraternidade Branca)existiu Atlântida e lá encontramos Serapys Bey que reencarnou após no Egito como Akhenaton.Tendo como preceptor Amenoteph que foi e que na época de Cristo foi apóstolo João(o mais fiel dos apóstolos)e mais tarde veio como Francisco de Assis.
    Para GFB, Jesus foi casado com Maria Madalena(que jamais foi prostituta) e deixou com uma descendência chamada Sarah que nasceu na França. Que “seria” atualmente o Consolador Prometido…

  16. Marianne,
    Obrigado pelas observações. Eu não conhecia a GFB, porém a ideia de que Jesus foi casado com Maria Madalena me agrada bastante. Isso O tornaria mais próximo de nós, meros mortais, sem lhe diminuir a divindade. E não vejo problema em haver descendência Dele, pelo contrário, acho que seria muito bom, e na realidade, não faria muita diferença, tendo em vista que os irmãos e a família de Jesus possuem “o mesmo sangue”.

  17. Noemia Rezende says:

    Li pela primeira vez sobre Akenaton em “Akenaton
    O filho do Sol”. Um livro da Ordem Rosacruz. Uma vida curiosa e sua partida mais curiosa ainda. Autor H. Spencer Lewis. Fantástico. Se puderem, leiam, com certeza acrescentará muito a cada um de vocês.

  18. Haroldo Mendonça says:

    Li ” O Filho do Sol”, da Ed.Rosa Cruz, e me encantei com Akhenaton.
    Como espiritualista e estudioso da Doutrina Espírita, lendo aqui, ali, pesquisando, creio que Akhenaton foi a reencarnação de João Evangelista e mais tarde de S.Francisco de Assis. Tenho vontade de pesquisar mais a respeito e até a desenvolver melhor esta tese.
    Paz e Bem.

  19. Lisiane says:

    Oiiiiiiii….espírita e,estudo a doutrina espirita já tem algum tempo.Concordo plenamente com o que escreve Mariana:”…Na GFB(Grande Fraternidade Branca)existiu Atlântida e lá encontramos Serapys Bey que reencarnou após no Egito como Akhenaton.Tendo como preceptor Amenoteph que foi e que na época de Cristo foi apóstolo João(o mais fiel dos apóstolos)e mais tarde veio como Francisco de Assis.”
    Vcs podem observar que o Hino a Aton muito lembra o lindo hino de São Francisco:onde houver trevas que o leve a luz……
    E,tbm ao salmo 104.
    Abracos

  20. Faustino says:

    Eu não queria fazer comentários, pois conheço muito sobre o Aknaton; Sou um Estudante ROSACRUZ. Gostaria de saber como conseguir uma cópia do filme: The Egyptian, da 20 Century Fox Proction (ou em Português- O Egípcio. Por favor me ajudem, é muito importante para mim.
    Cordialmente.
    Faustino.
    FRC

  21. ANA says:

    Eu tambem ja li um livro que ralata uma historia semelhante, mas é ditada pelos espiritos lucios e radames,desde criança me interesso pela fantastica historia deste casal que tanto bem fez para a humanidade, pena que os tempos não eram propicios para aceitarem tanta sabedoria e fé em um Deus unico. o livro é realmente maravilhoso.legal isso que vc faz Fabio, dissemina o que vc leu com outras pessoas. parabens!!!

  22. Zelia says:

    Oi pessoal…
    Sou uma curiosa acma de tudo, estudei o espitualimo por uns 10 anos de forma dsciplinada, há cerca de 14 anos tomei conhecimento de Aknaton atrav´s do livro “Uma mulher chamada Tii” obra escrita pela medin Marilusa Vasconcellos pelo espirito de Tomas e pasrticipação de Cesar. Acabo de reler – se puderem leaim é maravilhosa… Aknaton / Juscelino / Tii / Marit Aton maravilhoso

  23. Anamá says:

    Olá, amigos

    Fiquei muito feliz em tomar conhecimento de que Akhenaton pertence também à Fraternidade Branca, e que também reencarnou como Francisco de Assis. É isso mesmo? Li o livro Akhenaton, o filho do Sol, há muito tempo, reli agora, e sentir a energia deste grande espírito, quando realizo a leitura, é muito bom! Procuro todos os dias fazer a saudação ao Sol, de manhã e ao entardecer, fazendo meditação e preces. Essa prática está me fazendo um bem enorme. Abraços de Luz a todos!

  24. Fatima says:

    Sou uma adoradora do Egito.SO depois de anos fiquei sabendo que meu Nome vem de la.em toda minha vida fiz danca do ventre.usei roupas e decoracoes arabes..e por gostar da Historia de Akhenaton..coloquei este nome em meu filho.Desejando que toda a energia positiva e sabedoria deste Farao permanecesse no espirito de meu filho..E posso dizer que meu filho e sabio, inteligente, estudioso, calmo e com muita espiritualidade e tudo que toca vira ouro..(acontece e permanece)..Estou muito feliz com isto…

  25. Akhenaton says:

    Legal o interesse por Akhenaton, apenas umas observações:
    Não era Aton rá, era Amon rá. Aton era o deus único de Akhenaton, por isso, AkhenATON (devoto de Aton), Amon rá era o deus sol, o mais importante da cultura do egito, os sarcedotes de Amon, foram os maiores perseguidores de Akhenaton.
    3.500 AC? Acho que tema algo errado com essa data, nem Tutmés III ainda existia, nem a Grande Fraternidade Branca, provável que tenha ocorrido depois.
    Bem improvável essa idéia de que Jesus fosse a reencarnação de Akhenaton, quanto a Jesus não ter morrido na cruz, é bem possível, existe muitas defesas nesse sentido, embora não saiba dizer sobre essa união com Maria Madalena.
    Uma dica importante quando se trata de internet é delirar pouco e pesquisar bastante, em fontes confiáveis.
    Os livros da Ordem Rosacruz – AMORC, são bastante confiáveis, pela ligação da Ordem com o egito e o Faraó, esse livro de Roger Bottini Paranhos, parece que também, mas aqui na internet, ninguém vai descobrir nenhuma grande verdade.

  26. Dario Cony says:

    Amigo Fábio Centenaro.
    Após ver, na Discovery, o documentário sobre Akhenaton, pesquisei na Internet e cheguei até sua publicação e achei muito interessante.Sou fã do deus Anúbis,após ter sonhado com ele por sete dias consecutivos, inclusive tenho-o tatuado no braço, em sua forma original (não estilizado), como minha homenagem.
    Pergunto: Qual leitura vc indicaria sobre Anúbis?
    Grande abraço e parabéns à todos que fizeram comentários ao texto. Julgo de alto nível.

  27. Kennedy says:

    Olá pessoal, estou completamente admirado com teorias vistas há duas semanas consecutivas e por acaso no Seu History, na Semana do Desconhecido e na semana do Santo Sudário. Na verdade estou maravilhado com essas teorias desde que assisti ao filme “O Código da Vinci”, do qual parti para outras pesquisas na internet e em livros, que levam sempre a outras pesquisas e mais pesquisas. O que tenho pensado com tudo isso e a partir do que aconteceu com o Santo Sudário é que Jesus era realmente especial, feito de luz; e luz é a palavra chave para se compreender tudo isso, porque ela nos leva às estrelas, ao espaço, ao ser maior e infinito chamado Espírito, tanto por Jesus (Espírito Santo) quanto por Akhenaton (Espírito Universal). O lençol que cobriu Jesus possivelmente é intrigante e nos remete a pensar o quanto especial foi esse Ser. E saber que Akhenaton sofreu tanto quanto Jesus por ter trazido a ideia do Monoteísmo é ligar histórias que, de uma certa forma, são repetidas e tendem a repetir com o objetivo maior de nos tornarmos criaturas mais leves, iluminadas com a luz e merecedoras de enxergarmos a realidade que está bem nos nossos olhos, porque também há a teoria, ventilada pelos Evangelhos Apócrifos, de que o Reino de Deus está aqui na Terra, o que alguns cientistas afirmam que realmente há uma outra dimensão do mundo visível o qual, acredito, quanto mais nos afastamos das ideias do Monoteísmo, do ùnico Deus, afastamo-nos dele, perdemos a capacidade de enxergá-lo. Acredito sim que essa mundo existe entre a gente, e que nele também há lutas e guerras entre os espíritos que querem nos orientar e aqueles que querem nos destruir, por causa de suas fraquezas levadas consigo para o outro lado. Só não consigo ver onde está o Filho de Deus, hoje, reencarnado. O que consigo ver é que o culto a vários deuses ainda hoje é visível e, pior, aumenta com o passar da história. Mas são deuses piores, porque não têm exatamente uma face reconhecida, são escondidos entre nós: estou falando do dinheiro, o principal deles. Quantas pessoas matam, mentem, traem, mudam de ideia por causa do dinheiro? É só constatarmos na imprensa falada ou escrita. O dinheiro é hoje um deus altamente venerado e as pessoas fazem tudo por ele. Onde está o reencarnado? Acredito que Ele, hoje, também não tem face. Ele está dentro do inconsciente de cada um, porque Ele já esteve entre nós várias vezes, encarnado materialmente, só que por último, Ele ressuscitou-se e hoje é um Espírito Vivo que não precisa mais de um corpo prá estar entre nós. Suas ideias de bondade infinita estão mais vivas do que nunca e aqui, na nossa frente. Basta praticá-las para que Ele possa se iluminar e nos iluminar como um Espírito Só. É isso pessoal, vou continuar pesquisando e tentando encontrar esse Reino aqui mesmo, bem na ponta do meu nariz.

  28. neide says:

    Acho interessante a forma de vÊ a vida… entrei no seu site pra vê se tinha algo que falasse sobre o primeiro farao do Egito Menes…tenho curiosidade de saber se ele ainda hoje e reencarnado… se tem alguma coisa que relata esse assunto…se vc tiver , por favor me avise …grata…

  29. JAMES DAVID EWALD says:

    Akenathon !

    Já li duas obras espíritas distintas sobre este faraó. Para quem quiser, tente “A Morada Do Filho do Sol”. É uma obra também espírita e corrobora com exatidão ao descrito na primeira do cunho de Roger Feraudi. Acredito nas alusões ali descritas, e aos céticos, muitas verdades ainda serão desveladas quanto àquele período. Assim também, várias descobertas estão sendo feitas a respeito de Amenófis IV ou Akenathon.

    Ambas leituras eu recomendo, assim como, “Terra das Araras Vermelhas”, “baratzil – Estrela da Luz divina” e “Sublime Peregrino”. Principalmente para quem não tem medo de ouvir o que ainda não foi contado, ou pelo menos sem o romantismo e as fantasias dos homens.
    (jamesdavidewald@yahoo.com.br)

    JAMES DAVID EWALD

  30. MONICA says:

    Caso haja algum interesse em mais informações sobre Akenaton,Jesus, e Maria Madalena, aconselho o Livro “A GRANDE TAREFA” do médium Martin Meyado Papaleio.
    Podem entrar em contato através do blog: http://www.irmandaderaiodeluz@blogspot.com ou e-mail: raiodeluz.irmandade.espirita@gmail.com

  31. Nati says:

    Vejo que ninguém realmente sabe nada sobre os mistérios de Deus e sim que há muitos “sábios” tentando se dar bem as custas de gente má informada e espírito pobre. Pesquisem mais e trabalhem muito mais. A meu ver, religião virou meio de vida, pois já o era e continua sendo nos dias atuais.

  32. Leticia Gavosto says:

    Li o livro de Marilusa Moreira Vasconcelos e o de Roger Paranhos. Encontrei nos livros muitas divergencias.
    Mas quem gostaria de discutir sobre o faraó Akenaton, poderia entrar em contato comigo.

  33. Fred says:

    Ninguém atentou para a teoria do “Deuses astronautas”.

    Diz-se que na mitologia do Faraós descendentes dos deuses, Akhenaton seria um híbrido extraterrestre. Seu crânio era extremamente alongado (isso é fato, nao é teoria), assim como de sua esposa nefertiti e seus filhos, como gravado nas esculturas egípicias e em suas múmias descobertas (inclusive de Tutankamon, seu filho).

    Suas teorias revolucionárias e seus “transes” teriam essa suposta explicação.

  34. Carmen says:

    Oiiiiii pessoal. Li o livro do autor Luiz Carlos Carneiro.
    Fiquei apaixonada, desde então tenho pesquizado em vários sites, inclusive sobre outros Faraós para avaliar e diferença entre eles.
    Acha mesmo que ele veio preparar o povo para a vinda de JESUS.
    Vou tentar encontrar o livro, “A morada do filho dom sol” e a “Mensagem do grande coração”.
    Foi ótimo saber que tem outras pessoas que curtem este assunto. Abração

  35. Carmen says:

    Pelo o que deu para entender é que tem algumas pessoas que sabem muito e muitas que não sabem nada.
    Então, eu sugiro que essas que sabem muito, como por exemplo a Dona NATI, tenha a humildade de ajudar seus irmãos em Cristo, Já que eles não sabem nada.
    Eu sei muito pouco sobre o assunto, mais se soubesse mais, exclareceria de bom grado, pessoas que me pedissem ajuda.
    Desculpem o resto da comunidade pela sinceridade e o desabafo.
    PAZZZZZZ. Abração

  36. Carmen says:

    Primeiramente eu gostaria de agradecer aos amigos Monica, James, Zelia e Mariane entre outros por ajudarem com suas informações e dicas e dizer que adoro as coisas do Egito, principalmente sobre os Faraós e suas maravilhosas Pirâmides. Gostaria muito de comunicar-me com vcs para trocar informações, se for possível e se não tiver atrapalhando.
    Fabio estas de PARABENSSSSS. Abraços

  37. Samantha Bader says:

    Adorei saber que existem tantos adoradores de Akhenaton e que leem, buscam e estudam sobre suas idéias e vida. Eu li o livro ‘Akhenaton Evoluçao Espiritual do Antigo Egito’ e posso dizer que é ÓTIMO. Fala um pouco sobre os atlantes, o que ajuda muito a entender. Depois dai, passei a ler mais sobre esse grande espírito, o Egito agora me facina (e também faço dança do ventre que me empolga mais).
    Cheguei a ler o livro da Nefertiti tambem ‘Nefertiti & Evita’, vale a pena. Fala sobre a possibilidade de reencarnação como Eva Péron.
    Obg a todos pelas indicações de livros e filmes.

  38. Marízia Bonifácio says:

    Parabéns pela tarefa de disponibilizar as informações.

    Leio um pouco as obras espíritas,inclusive alguns citados. Os que ainda não li, mas irei buscar urgente, pois eu viajo na leitura sobre os PHARAHÓS.

    Estive no Egito, tem 2 anos. Confesso que passeando em Giza, olhei as piramides, e algo me disse para não entrar. Então, tirei fotos, e espero poder entrar , rever coisas quando eu voltar para fazer o cruzeiro pelo Nilo.

    Eu gostaria, de ter, se possível, contatos do pessoal da GFB.

    Paz e luz a todos!!

    Abraços,

    Marízia

  39. Lídia says:

    Olá
    um amigo baixou para mim da internet The Egyptian (O Egípcio), filme de 1954 que fala exatamente o período em que Akhenaton reinou. Indico a vocês assistierem-no, pois a mensagem moral que ele passa é maravailhosa, alem de mostrar o conflito de interesses da época em relação ao monoteísmo e á igualdade social.

  40. Marlene says:

    Li o livro do Roger Botini Paranhos e anotei o nome de todos os livros aqui mencionados. Para saberem outra possível reencarnação de Nefertiti, há o livro “Nefertiti no Brasil” de Marilusa Moreira Vasconcelos – Editora Radhu e psicigrafia de Tomás Antonio Gonzaga. Essas biografias psicografadas nos mostram fatos que a humanidade nem imagina que possa ter acontecido. Tenho lido os livros de Marilusa e Tomás Antonio Gonzaga, pois ele traz – atravez de vários livros – toda a história de vida e reencarnações de Tiradentes e os Inconfidentes. Para um estudo sobre reencarnação e história são fantásticos.
    Marlene

  41. Pessoal, muito prazer!
    Passei aqui por busca no google, pois procuro comentários sobre o livro de Roger B. Paranhos (Akhenaton, A Rev. Esp. do Antigo Egito). Ainda não encontrei o que eu queria, pois minha busca específica é sobre o que teria sugerido o médium sobre quem terá sido Akhenaton, em outras reencarnações, e sua ligação com Moisés, cujos livros tb encontramos pelo mesmo autor, sobre sua história.
    Pois bem. E li alguns comentários desta página, vendo que ainda existe muita expeculação, embora muito positiva, sobre a vida desse insigne Espírito, que foi Akhenaton, na minha opinião. Sou seu adepto e já fui médium de Akhenaton. Porém, para frustração das tantas mentes inquiridoras a respeito dele, ele nunca quis falar sobre ele mesmo, embora por vias mediúnicas eu acabei sabendo muito além…
    Ocorre que ainda não adquiri o livro de Paranhos, pois ouvi dizer há algum tempo que o médium teria sugerido ser ele, Paranhos, a reencarnação de Akhenaton, o que para mim seria um absurdo! Então, nem fui adiante na quisição, para não perder meu tempo. Outra sugestão seria a de que o livro da sequência, sobre Moisés vol. 1, é que Moisés teria sido ainda a reencarnação subsequente de Akhenaton e, portanto, uma outra encarnação de Paranhos. Outro tamanho absurdo, pois Moisés não é Akhenaton, e sim, teria sido o médico desse Faraó, Silué, e seu subsequente seguidor, e com ele teria aprendido a missão que viria assumir na Dinastia seguinte, sob Mernephtah, meio-primo de Moisés, preparando, este sim a “Descida de Jesus”…
    Isto tudo causou o meu afastamento desse médium e escritor. Mas recentemente, eu teria ouvido algo diferente disto, o que me despertou a curiosidade.
    Alguém aí poderia me esclarecer sobre este ponto em específico? Fiquem à vontade para me escrever para o meu email assarsif@gmail.com e, sendo proveitoso, terei prazer em trocar informações pertinentes com meu conhecimento de fato e de direito, dado minha ligação mediúnica com Akhenaton, Espírito que há alguns meses reencarnou no Brasil, como meninA, e portanto, minha mediunidade agora serve a outro Mentor, isto, desde Julho de 2009, quando me foi anunciado o reencarne programado de Akhenaton.
    Obrigado pela atenção e aguardo notícias. Por aqui fica + difícil, mas de vez em quando virei aqui pesquisar + comentários. Combinados?
    Obrigado e abraço a todos.

  42. Rogério F. Prevedel says:

    Sobre Nefertiti…

    Para os curiosos e estudiosos, eis aqui mais informação.

    Conheço pessoalmente a mulher que hoje, é reencarnação de Nefertiti. Não revelarei detalhes comprometedores, por motivo óbvios, mas alguns eu posso, para apenas aplacar o anseio de alguns.

    Ela hoje está com 60 anos, nascido em 1950. Tem dois filhos e é avó de uma menina linda. Foi nascida e criada em São Paulo, Capital, onde vive até hoje.

    É economicamente ativa e não é aposentada. É cirurgiã dentista, na zona sul de Sampa. Seus filhos ainda vivem com ela, após longa e árdua jornada no mundo fora de casa.

    Ela padece, relativamente, a dor de ver seus filhos ainda dependentes dela, por motivo de adicção, de ambos, filhos homens.

    Seu carma é fatalmente pesado e seu sofrimento hoje, ainda é um grande desafio. Ela escolheu este caminho difícil, para livrar-se de dívidas tão antigas, o que é louvável e digno da parte dela. Oro sempre por ela, espírito que amo e admiro.

    Ela também foi a reencarnação de Hatasu, ou Hat-Sep-Sut, o Faraó, filha de Tutmés II, irmã de Tutmés III, seu susessor quando de seu desencarne. Essa reencarnação foi a precedente de Nefertiti.

    A vida de Hatasu é plenamente narrada em “Romance de Uma Rainha, por J. W. Rochester, cuja médium foi Wera Krijanowisky.

    Sobre AKHENATON, devo dizer que a obra que já li, a que mais se aproxima da realidade da vida daquele Homem de Luz, foi a de Luiz Carlos Carneiro (Akhenaton, O Filho do Sol), obra, aliás, que menciona a presente reencarnação de Nefertiti, ao final, quando Akhenaton teria comentado que muitas noites de sono da antiga rainha, ele acompanha, e ia lá beijar sua face… romance perpetuado até os dias de hoje.

    Obrigado pela atenção.

    Abs.

  43. Rogério F. Prevedel says:

    Para os aficionados por Akhenaton, como eu…

    PLATO, ou Platão foi uma de suas reencarnações. Para quem não se ligou ainda, Platão foi o maior discípulo de Sócrates, na Grécia, e o segundo maior filósofo já existente, na minha opinião, perdendo apenas para Sócrates, a quem seguiu e continuou sua Obra filosófica, ao constituir uma Escola, aliás, Academia, onde teria ensinado e formado Aristóteles, seu maior seguidor e discípulo…

    Outras reencarnações de Akhenaton, para os que gostam de “ler nas entrelinhas” (…):

    Rubataiana, na Índia; Cornélius, um Centurião que teria visto e seguido Jesus, após o Calvário; Éssen, filho de Moisés, que teria fundado a Ordem dos Essênios, bem conhecida por muitos; John Huss, luminar tcheco; etc. etc. etc…. Por ora é o que posso revelar.

    Grato pela atenção.
    Abraços fraternais.

  44. Paulo says:

    Olá! Só algumas observações. “o espírito atuante de Aton” me parece uma tradução ao pé da letra, talvez fosse mais facil entender como “devoto de Aton”.
    Aton era o Deus único que o faraó pregava, o deus-sol, na verdade era Amom-Rá (que aliás está relacionado ao primeiro nome do farao), a relação de Aton e o sol era entender a estrela como uma manifestação de Aton, não um deus.
    Na verdade essa visão é que irá gerar o maior entrave politico para o faraó, pois os sacerdotes de amom tinham grande poder e se prejudicavam com a aceitação do deus único.

  45. Carlos Eduardo says:

    Amigo Prevedel

    Posso te informar com toda certeza que nunca o Roger Paranhos (autor de Akhenaton, a Revolução Espiritual no Antigo Egito) mencionou ser reencarnação de Akhenaton. Quem te informou isso, simplesmente não leu o livro. Na época de Akhenaton, Roger Paranhos está encarnado como Radamés, médico e militar egípcio.
    Também informo que talvez a mais comentada das reencarnações de Akhenaton é como Allan Kardec, professor e pesquisador francês do século XIX. Bom, isso posto, um forte abraço e espero ter ajudado.

  46. Rogério Prevedel says:

    Carlos Eduardo, bom dia!
    Obrigado pela informação prestada. Sendo assim, adquirirei o livro de Akhenaton de R. B. Paranhos, pois passei a me interessar, principalmente pelo fato de que John Huss, Akhenaton, conforme citei, foi Allan Kardec, sim, ao par do que sabe a maioria espírita. Não o mencionei porque como ex-médium do mesmo, soaria algo pretensioso, quando na verdade, o fato de ser médium não nos confere senão responsabilidade moral. Não me considero digno sequer de ser médium dele, mas… enfim, esse foi meu cadinho de desenvolvimento, portanto… só tenho a agradecer a Jesus e render aqui a minha singela homenagem a esse maravilhoso Espírito de Escol.
    Para finalizar, uma pergunta, já que conhece as obras de Paranhos: você (ou alguém deste fórum) sabe se de fato Paranhos deixa claro se Moisés teria sido a reencarnação de Akhenaton, ou isto também foi equívoco? Obrigado, mais uma vez.
    Rogério.

  47. Agenor Correa says:

    Caro Prevedel.

    Sou leitor dos livros do Roger Paranhos e posso lhe garantir que em nenhum momento Roger afirma ser Moisés a reencarnação de Akenathon. Informa que Moisés foi a reencarnação de Menés, também chamado Narmer, primeiro faraó egípcio, unificou o alto e o baixo egito, tornando-se em sua epoca um símbolo de poder e determinação ao vencer o seu grande rival que dominava as terras do sul e era conhecido como escorpião-rei. Roger informa também que em uma de suas reencarnações posteriores Moisés foi o profeta Alá, criador do islamismo. Quanto a Akhenathon teria reencarnado, entre outras personalidades, como João Huss e posteriorment Allan Kardec, no século XIX.

  48. Rogério Prevedel says:

    Caros Agenor Correa e Carlos Eduardo,
    Muito obrigado pela informação prestada.
    Confiei nas fontes erradas, então, por conta disto, encomendei os livros sobre Akhenaton e Moisés. Depois posto meus comentários. Mas por enquanto, muito obrigado.

    Rogério Prevedel.

  49. Moisés e Akhenaton foram as mesmas pessoas ???

  50. Bruno Amaral says:

    Olá amigos.
    É muito bom ver que tantos estão a espera de Conhecimento. Sou aluno de uma Escola Filosófica, Pró-Vida. Nosso Mestre, Dr. Celso Charuri, ensina que conhecemos um Homem pelo tamanho de suas Obras. Akhenaton foi, ou melhor, é, um Grande Exemplo de Ser-Humano, um Grande Homem, pois sua vida foi dedicada ao Amor, a Verdade, a eterna Bondadae. Essa leitura certamente é riquissima em Conhecimento, portanto nobre em Utilidade para àqueles que buscam a Luz do Conhecimento. Gostaria de compartilhar com todos uma leitura que a cada frase me emociona e ensina. Harpas Eternas – possuí 04 volumes.Vale a pena, é um livro lindo.
    Um grande abraço a todos.

  51. Elizete Luz Pinho says:

    Adorei o livro, tenho sede de conhecimento principalmente para entender a mim e a todos , a vida , e me revolucionar , crescer, ser melhor.. enfim….

  52. alceu says:

    Está viajando na maionese quem acha que espíritos do naipe de Akhenaton e Nefertiti após serem governantes do antigo Egito teriam reencarnado no meio de um povo tão vira-latas como o brasileiro!

  53. Rogério Prevedel says:

    Crença é uma coisa toda particular e intransferível. Não vejo a mínima importância nos que não crêem. Afinal, em que isto iria mudar a cabeça de Fulano ou Cicrano? Por outro lado, amo minha Pátria, e a considero a Nação mais promissora, do ponto de vista humano e espiritual. Eu sou brasileiro e NÃO sou vira-lata. Quem pensa assim é anti-patriota e não merece qualquer consideração… E PONTO.

  54. Nati Silva says:

    Nossa!!! Sem comentários… Bom dia a todos os humanos que se preocupam em investigar a vida dos mortos. Dona Carmem, Bom dia pra vc tb que comentou o meu recado postado anteriormente. Não sei mesmo, mas te garanto que os mistérios de Deus NÃO SERÃO DESVENDADOS POR POUCOS CURIOSOS. Abraços a todos

  55. Minha gente,
    Vejo que as divergências já começaram a tomar conta deste fórum, o que na minha opinião pessoal o profana sobremaneira, dado que a intenção original não foi esta creio eu. Eu tentei dar meu acervo ao fórum. Não foi aceito por todos? Paciência! Mas…
    Concordo e apoio 100% os que são adeptos a não podermos “desvendar os mistérios de Deus”, ou seja, desvendar o passado e tomá-lo para o presente. Afinal, fica apenas aos médiuns capazes, de fato, de penetrar o passado (mediunidade genuína) o privilégio (ou o peso) e a responsabilidade pelas informações colhidas. Eu creio que o que mais importa foi o exemplo que Akhenaton nos deu. Não digo Nefertiti, que o traiu na caruda, e com isso afundou milênios de seu progresso pro conta disso, mas só o próprio Akhenaton já nos deue xemplo suficiente, de fidelidade às Causas Divinais. Fiquemos com isto, portanto. O que o homem de hoje precisa aprender, é seguir o Evangelho de Jesus, na PRÁTICA, amando ao próximo como a si mesmo, depois de amar a Deus sobretudo, incondicionalmente. Aprender a perdoar e buscar seu progresso pelos estudos, pelo diligente Estudo, como nos ensinou Kardec (segundo Radamés, e o médium Paranhos, a reencarnação de Akhenaton), ou seja, estudar e investigar.
    Bate boca não leva ninguém a lugar algum. E por crer nisto, estou saindo fora deste fórum, onde já me beneficiei, mas que agora já nada me oferece.
    Estejam todos em paz e até a Eternidade…
    Abraços fraternos.

  56. Milla says:

    Obrigada Carlos Eduardo, eu mesma ja ia corrigir esta informação absurdamente errada de que Bottini teria dito q seria Akhenaton,kkkk…Mas o q posso dizer atraves das minhas leituras eh que Akhenaton e Nefertiti reencarnaram na epoca de Jesus como Prisca e Áquila, que eram cristaos e ajudaram Saulo de Tarso no seu exilio espontaneo de 3 anos, eram artesaos de tapetes e la…Segundo o livro As Marcas do Cristo – Vol I e II,Hermínio C. Miranda alega que Paulo de Tarso pode ter encarnado como Lutero…bem..infelizmente a espiritualide nao permitiu ainda desvendar esse misterio, mas ha fortes indicios e ele realmente cre nisso e eh um estudo serio…bom tudo a ver…e para finalizar, Segundo informaçao do proprio Chico Xavier, este foi em uma de suas encarnaçoes Hatasu a rainha egipcia. Ah… e tbem segundo informaçoes da espiritualidade, Moises encarnou tbem como Espartaco o gladiador, tbem libertador. Podem se aprofundar…. :)

  57. Milla says:

    Rogério Prevedel

    Sei q tu tbem esta a procura de respostas assim como nos, mas fikei impressionada com as informaçoes q para mim soam totalmente absurdas e controversas…como vc ja esta pesquisando atraves das suas leituras, digo q eh melhor mesmo tu procurar esclarecimentos por si mesmo e seguir seu coração. Não acredito no q falam, somente no q leio, pesquiso e sigo as orientaões de Kardec, considerando apenas o q foi revelado pela espiritualidade atraves de mediunidade seria e comprometida com a verdade e os ensinamnetos de Cristo, antes de tudo temos q estudar as obras de Kardec, nos transformar atraves da reforma intima para nao sermos joguetes de espiritos inferiores ou perdermos nossas habilidades mediunicas por mal uso delas, pois ser medium nao eh merito algum. Merito eh seguirmos e propagarmos os ensinamentos de Cristo. Essa eh minha opiniao.

  58. Milla says:

    Obs.: qdo digo “pesquiso e sigo as orientaões de Kardec, considerando apenas o q foi revelado pela espiritualidade atraves de mediunidade seria…” me referi ao q ele disse, VARIAS REVELAÇOES, EM MTOS LUGARES DIFERENTES, ATRAVES DE MEDIUNS DIFERENTES.

  59. Elisangela says:

    oi adorei a reportagem…. gosto sempre de ver reportagens com o nome akhenaton… sou taõ fã que tenho um filho com esse nome… já tem 7 anos ele é dotado de muita inteligencia, uma criança doce, meiga, sem maldade alguma… não me arrependi de te-lo colocado esse nome no meu filho….

  60. Alfredo says:

    Meus caros, boa noite.

    Tenho acompanhado as ótimas postagens do site e nunca me pronunciei por aqui, mas gostaria de comentar alguns fatos que ocorreram em minha vida e tem alguma relação com o tema.

    Sou trabalhador de uma casa espírita em minha cidade, onde atuo no atendimento fraterno e em reuniões de estudo sistemático, passes e mediunidade. Minhas leituras envolvem as obras básicas de Kardec, livros psicografados (Chico e Divaldo em sua maioria) e alguns outros, tanto de cunho espiritualista quanto de outras correntes de pensamento.

    Há alguns anos comecei a passar por repetidas experiências de saída consciente de meu corpo durante o sono, por alguns chamado de “desdobramentos”, onde sou acompanhado por amigos espirituais que têm me levado a conhecer vários lugares próximos da crosta ou até mesmo distantes. Curiosamente, por vezes tenho ido ao Egito, lugar pelo qual sinto grande ternura e íntima ligação, e que hoje é um país que tem muito pouco em comum com aquele do período de Akhenaton.

    Estou iniciando modestos estudos de Egiptologia, como forma de conhecer (ou quem sabe reconhecer) um pouco mais essa cultura pela qual tenho muito apreço e de alguma forma parece fazer parte de minha essência.

    Como forma de contribuir com o tópico, e acho que alguém mencionou isso, sugiro assistir o filme O Egípcio, que está disponível para download em duas partes no endereço abaixo: http://jrneto2247.blogspot.com.br/2009/05/o-egipcio-egyptian-dvdrip1954.html.

    Vale a pena vê-lo e refletir sobre tudo que ele transmite.

    Além dos livros mencionados, sugiro a leitura de A Noviça e o Faraó, de Hermínio C. Miranda, que traz uma abordagem interessante sobre esse povo.

    Muita paz e luz para todos vocês!

    Abraços fraternos,
    Alfredo.

  61. Uiara says:

    Amado irmão, estando pesquisando na internet pela orientação espiritual, em face da mensagem da Escritura da Verdade, fui conduzida a leitura sobre os amados Essênios, e desta leitura fui conduzida ao grande personagem chamado Faraó Akenaton, sobre o qual foi me dito que era a reencarnação do Cristo: da Alma de Deus, o Messias. Agora no momento somente quero dizer-te que seu site é ótimo. Abraços e bênçãos da Luz da Estrela da Alva que já está sobre a nação dos escolhidos de Deus.

  62. MILLA says:

    Pessoal, continua a nao acreditar q Akhenaton tenha sido encarnaçao de Jesus, bem…acabei de ler o ultimo livro da trilogia, ou seja, Moises Em busca da Terra Prometida, lah, Hermes e Natanael afirmam q Kardec eh encarnação de Akhenaton e que o Grande Espirito, encarnou uma unica vez como Jesus.

    Sinceramente, meu coração tbem nao consegue assimilar a ideia de q Jesus teria encarnado mais de uma vez na Terra.^^

  63. leila says:

    Caros amigos é com grande alegria que eu descubro tantas informações sobre este abnegado espirito de escol que é akhenaton, gostaria de agradecer ao Rogério por confirmar algumas informações que eu já sabia mas não tinha certeza,e ao mesmo tempo dizer que fico imensamente feliz em ver que existem tantas pessoas interessadas em aprender e se esclarecer , contribuindo assim para evolução do nosso planeta. Já li o livro de Roger Botinni e o de Luis Carneiro bem como o de Rochester e todos eles retratam muito bem a historia através das reencarnações desse espirito o que eu não sabia era dessa ultima que ele já havia reencarnado, espero que ele seja bem orientado e que seu espirito continue a contribuir de forma significativa para a evolução do nosso planeta. Assim como nos devemos fazer o mesmo, cada um fazendo a sua parte e seguindo as lições que o Divino Mestre nos deixou.LUZ e PAZ no coração de todos, abraços fraternos!!!

  64. Francisco Aroldo says:

    Meu amigo. Parabenizo por sua leitura. Pesquisei sobre o filho do sol e sua descendencia. Trata-se de um faraó especial para a cultura Egispcia e para a humanidade. Tendo sido imortalizada a sua estoria e de Nefertiti. Pena que como muitos outros feneceu pela astucia das viboras politicas de seu tempo. Todos os filhos da luz precisam perceber que tem em seu redor essas figuras pequenas e venenosas que obram escuridão, sempre. Mas como esse é o eterno jogo (dança) do bem e do mal, sempre vemos a luz mais intensa e firme nas historias de homens divinos como ele.
    Divulgar o conhecimento é uma atividade de filhos da Luz.

Comente!