nav-left cat-right
cat-right

Os três conselhos

Um casal de jovens recém-casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido fez a seguinte proposta para a esposa:

“Querida eu vou sair de casa, vou viajar para bem longe, arrumar um emprego e trabalhar até ter condições para voltar e dar-te uma vida mais digna e confortável. Não sei quanto tempo vou ficar longe, só peço uma coisa, que você me espere e enquanto eu estiver fora, seja FIEL a mim, pois eu serei fiel a você. ”

Assim sendo, o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudá-lo em sua fazenda. O jovem chegou e ofereceu-se para trabalhar, no que foi aceito. Pediu para fazer um pacto com o patrão, o que também foi aceito. O pacto foi o seguinte:

“Me deixe trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que devo ir, o senhor me dispensa das minhas obrigações. EU NÃO QUERO RECEBER O MEU SALÁRIO. Peço que o senhor o coloque na poupança até o dia em que eu for embora. No dia em que eu sair o senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho”.

Tudo combinado.

Aquele jovem trabalhou DURANTE VINTE ANOS, sem férias e sem descanso. Depois de vinte anos chegou para o patrão e disse:

“Patrão, eu quero o meu dinheiro, pois estou voltando para a minha casa.”

O patrão então lhe respondeu:

“Tudo bem, afinal, fizemos um pacto e vou cumpri-lo, só que antes quero lhe fazer uma proposta, tudo bem? Eu lhe dou o seu dinheiro e você vai embora, ou LHE DOU TRÊS CONSELHOS e não lhe dou o dinheiro e você vai embora.
Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos; se eu lhe der os conselhos, eu não lhe dou o dinheiro. Vá para o seu quarto, pense e depois me dê a resposta. ”

Ele pensou durante dois dias, procurou o patrão e disse-lhe: “QUERO OS TRÊS CONSELHOS.” O patrão novamente frisou: “Se lhe der os conselhos, não lhe dou o dinheiro.” E o empregado respondeu: “Quero os conselhos.”

O patrão então lhe falou:
1. NUNCA TOME ATALHOS EM SUA VIDA. Caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida.
2. NUNCA SEJA CURIOSO PARA AQUILO QUE É MAL, pois a curiosidade para o mal pode ser mortal.
3. NUNCA TOME DECISÕES EM MOMENTOS DE ÓDIO OU DE DOR, pois você pode se arrepender e ser tarde demais.

Após dar os conselhos, o patrão disse ao rapaz, que já não era tão jovem assim: “AQUI VOCÊ TEM TRÊS PÃES, estes dois são para você comer durante a viagem e este terceiro é para comer com sua esposa quando chegar a sua casa”. O homem então, seguiu seu caminho de volta, depois de vinte anos longe de casa e da esposa que ele tanto amava.

Após primeiro dia de viagem, encontrou um andarilho que o cumprimentou e lhe perguntou: “Pra onde você vai?”
Ele respondeu: “Vou para um lugar muito distante que fica a mais de vinte dias de caminhada por essa estrada.”
O andarilho disse-lhe então: “Rapaz, este caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez, e você chega em poucos dias.”

O rapaz contente, começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho, então voltou e seguiu o caminho normal. Dias depois soube que o atalho levava a uma emboscada.

Depois de alguns dias de viagem, cansado ao extremo, achou pensão à beira da estrada, onde pode hospedar-se.
Pagou a diária e após tomar um banho deitou-se para dormir.
De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para ir até o local do grito. Quando estava abrindo a porta, lembrou-se do segundo conselho. Voltou, deitou-se e dormiu.

Ao amanhecer, após tomar café, o dono da hospedagem lhe perguntou se ele não havia escutado gritos durante a noite, e ele respondeu que sim. O hospedeiro perguntou-lhe se não estava curioso a respeito, e ele respondeu que não. O hospedeiro prosseguiu: “VOCÊ É O PRIMEIRO HÓSPEDE A SAIR DAQUI VIVO, pois meu filho tem crises de loucura, grita durante a noite… e quando o hóspede sai, mata-o e enterra-o no quintal.”

O rapaz prosseguiu na sua longa jornada, ansioso por chegar a sua casa. Depois de muitos dias e noites de caminhada… Já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça de sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta de sua esposa. Estava anoitecendo, mas ele pode ver que ela não estava só. Andou mais um pouco e viu que ela tinha entre as pernas, um homem a quem estava acariciando os cabelos.

Quando viu aquela cena, seu coração se encheu de ódio e amargura e decidiu-se a correr de encontro aos dois e a matá-los sem piedade. Respirou fundo, apressou os passos, quando lembrou-se do terceiro conselho. Então parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo e no dia seguinte tomar uma decisão.

Ao amanhecer, já com a cabeça fria, ele pensou: “NÃO VOU MATAR MINHA ESPOSA E NEM O SEU AMANTE. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes, quero dizer a minha esposa que eu sempre FUI FIEL A ELA”.

Dirigiu-se à porta da casa e bateu. Quando a esposa abre a porta e o reconhece, se atira em seu pescoço e o abraça afetuosamente. Ele tenta afastá-la, mas não consegue. Então, com lágrimas nos olhos lhe diz: “Eu fui fiel a você e você me traiu…” Ela espantada lhe responde: “Como? Eu nunca lhe trai, esperei durante esses vintes anos!” Ele então lhe perguntou: “E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer?”

“AQUELE HOMEM É NOSSO FILHO. Quando você foi embora, descobri que estava grávida. Hoje ele está com vinte anos de idade.” Então o marido entrou, conheceu, abraçou o filho e contou-lhes toda a sua história, enquanto a esposa preparava o café. Sentaram-se para tomar café e comer juntos o último pão.

APÓS A ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO, COM LÁGRIMAS DE EMOÇÃO, ele parte o pão e, ao abrí-lo, encontra todo o seu dinheiro, o pagamento por seus vinte anos de dedicação!

Muitas vezes achamos que o atalho “queima etapas” e nos faz chegar mais rápido, o que nem sempre é verdade…
Muitas vezes somos curiosos, queremos saber de coisas que nem ao menos nos dizem respeito e que nada de bom nos acrescentará… Outras vezes, agimos por impulso, na hora da raiva, e fatalmente nos arrependemos depois…

Espero que você, assim como eu, não se esqueça desses três conselhos e que, principalmente, não se esqueça de CONFIAR em DEUS… (mesmo que a vida, muitas vezes já tenha te dado motivos para a desconfiança).

33 comentários para “Os três conselhos”

  1. FELIPE says:

    fikei até emocionado
    poxa gostei demais
    vc é considerado um heroi pra min
    vc é um grande sabio

    tenho apenas 19 anos
    mas essa historia me emocioou bastante!!!

  2. José Elias says:

    Muitu linda esta história….gostei muitu….parabens

  3. pedro says:

    quase nao tenho palavras, mas esses 3 CONSELHOS nos faz refletir sobre tudo que passamos na nossa vida.nao pede conter as lagrimas de emoçao. d essa historia
    PARABENS

  4. Josiane sousa says:

    Gostei muito e linda e emocionante.

  5. BEATRIZ says:

    adorei muitoemocionante amei

  6. Zion says:

    Essa história realmente é linda…porém ja existe há mais de 13 anos!

  7. marielle says:

    gostei muito!
    parabéns.

  8. thiago says:

    amei que linda mensagem e a mais pura verdade isso é uma lição de vida para agente…

  9. Antonio Carlos da Silva says:

    Como se diz esta linda msag.
    admirei bastante,
    é a verdadeira lição de vida,
    abraços a este escritor.
    parabéns…

  10. Sandra says:

    muito linda a mensagem, serve para utilizarmos em nossas vidas!!!!

  11. Ana paula says:

    Como se diz esta linda msag.
    admirei bastante,
    é a verdadeira lição de vida,
    abraços a este escritor.
    parabéns…

  12. José C. Rafael "Joseph" says:

    Na verdade a história é tão linda, de modo que levou-me a reflictir bastante e que nesta reflecção quase lagrimei…

  13. Eu já tinha lido essa História mais de tanta emoção o tanto q eu gostei dela quando á ouvi pela primeira vez eu quis lêr ela novamente pq isso aí é uma lição de vida para nós.

    Grato: Lucas Costa

  14. jessica says:

    pode ate existir a muitos anos , mas ela impactou meu coração quando eu tinha 7 anos e eu me lembro como se fosse onten quando ouvi ela pela primeira vez …
    e hoje tenho 18 anos e ela faz o mesmo efeito no meu coração!! é uma historia de muita fé e sabedoria!!!

  15. Rafaela lima says:

    Nossa! è incrivel como 03 Conselhos poedem definir Uma vida inteira. Nesse caso, Para fazer a escolha certa, ñ è preciso ser inteligente mas sim ser sabio.
    Estou muito emociona…
    Rafaela-15 anos

  16. Lúcia says:

    Eu já havia lido esta mensagem há bastante tempo, e hoje por acaso eu estava querendo muito uma mensagem para enviar para uma pessoa que está passando por um momento difícil, e quando abri meu email ela estava lá, e como a msg é muito longa para postá-la no site pesquisei no google e enviei este link para a pessoa.
    A mensagem é realmente linda e emocionante, e nos refletir sobre nosso atos.
    Lúcia – 55 anos

  17. Amanda Brandão says:

    Excelente,estas e outras mensagens,poderiam ser enviadas por e-mail,como faz o site :GÔTAS DE PAZ.

  18. Nando says:

    Lindo, lindo lindo
    Dá para entender que há coisas na vida mais valiosas que o dinheiro!!
    As vezes temos o dinheiro mas não nos vale de nada porque não podemos ter as coisas ( e quantas vezes isso acontece!!!! )
    Que DEUS nos abra os olhos espirituais para enxergarmos mais longe do que com os olhos carnais.
    DEUS abençoe quem ler e compreender texto

  19. caroline souza says:

    eu amei, essa história dos três conselhos me trazem boas lembranças…

  20. Muito loko mesmo ….. showww!!!!!!!!!!!!!!

  21. kelson J. R says:

    show, parabéns Fabio Centenaro, que Deus todo Poderoso te abençoe um grande abraço.

  22. cristiane says:

    limda a história impossivel não parar para refletir, super emocionante .. chorei ao ler … melhor ainda e o filme… vale a pena !

  23. Elionilson Rodrigues says:

    Agente nunca pgar atalho por etsar cansado pois pode haver algum obstáculo pela frente e nunca deve ser curioso que pode ser fatal e também nunca agir nos momentos de ódio e de dor, que poderar se arre pender mais tarde.

    Elionilson

    Crato-CE

  24. Rogerio says:

    tenho apenas 20 anos e fiquei muito emocionado com os tres conselhos ja sou casado enfrento muitas decisoes que me faltam sabedoria para toma las mas depois dessa msg posso refletir muito melhor

  25. Maria Rita Linhares says:

    Eu gostei demais esse filme !

  26. Andressa says:

    Já assisti este filme gostei muito é super emocionante e se pudesse assistia de novo-recomendo
    BJS ♥

  27. Esta mens é muito linda e marcou muito a minha vida porque é muito sábia.

  28. locutor.ebson.vander says:

    este.filme.e,uma,estoria,de.vida.para.os,casais.muitos.precisam.asistir.e,fazer.uma,refrequiçao.eu.eminha.eposa.chorasmos,euma,liçao.de.vida,ainda,guando.tem.que.tomar.uma.dciçao.imagine,vc20anos.longe,da,muhler.querida.e,ainda.ter,que,escolher,3concelhos

  29. locutor.ebson.vander says:

    e.muito.dificil,fazer.a.escolhaserta

  30. Eduardo says:

    eu gostei muito acho que vou fazer o meu trabalho do colegio com essa história

    com serteza todos da minha sala vão se emocionar.

    como eu

    :-)

  31. Eduardo Silva says:

    vou deixar aque outra história que eu me emocionei:

    A Rosa Azul
    Era uma vez, uma menina chamada Camila…
    Ela tinha 14 anos e esperava com ansiedade a chegada dos seus 15 anos…porque os seus pais iam oferecer-lhe uma viagem num cruzeiro…
    Chegou o grande dia!
    Muito emocionada, despediu-se de seus pais e entrou no navio.
    Depois de instalada, foi dar um passeio pelo cruzeiro, quando se interceptou com o rapaz mais bonito que alguma vez havia visto…
    -Ele perguntou: Como te chamas?
    -Ela respondeu: Camila
    -Ele disse: Muito prazer, Camila, chamo-me Raul.
    Ao final do dia Camila foi para o camarote descansar.
    Quando acordou, encontrou debaixo da porta uma rosa azul…
    E um bilhete que dizia…
    “Para a miúda mais linda que meus olhos alguma vez viram” De Raul.
    Com tanta emoção, saltou e pulou dentro do camarote!
    Quando Camila se dirigiu ao salão principal, lá estava Raul! Passaram todo o dia juntos e no final da noite, Raul acompanhou Camila a seu camarote e despediu-se com um beijo…
    Assim se passaram 6 dias e cada vez que Camila se levantava, encontrava uma rosa azul…
    Chegou o ultimo dia do cruzeiro, Camila estava muito emocionada porque ia dançar a valsa com Raul, e nunca mais o iria voltar a ver…
    Quando tudo terminou, Raul e Camila subiram ao quarto…
    Camila segura de seu amor por Raul entregou-se de corpo e alma…
    E entregou uma das preciosidades mas importantes de sua vida: “SUA VIRGINIDADE”
    No outro dia Camila acordou e não encontrou Raul, nem uma rosa azul, mas sim um cofre de prata… com umas flores azuis talhadas, e uma nota que dizia:
    “Foi uma noite maravilhosa, por favor abre este cofre só quando estiveres em casa” Raul.
    Quando Camila chegou a casa, abraçou seus pais e imediatamente correu para seu quarto abrir o cofre de Raul…
    Ao abrir o cofre, uma lágrima rolou seu rosto… Era uma rosa negra e murcha….
    Ao lado da flor havia uma nota que dizia: “BEM VINDA AO MUNDO DA AIDS”…
    As aventuras que tantos falam e fazem, por vezes trazem arrependimentos e danos a si mesmo e a família erreparáveis. Por vezes agimos com emoção e deixamos de lado a razão…

  32. Hamilton Ernesto Muangula says:

    Eu gostei de ouvir esta história. se os mais jovens fosse como este jovem o mundo teria mais sucesso, e as pessoas andariam segundo a vontade de Deus. muito obrigado por Deus ter dado este dom ou talento a Ti; que Deus te abençoe e te dêem mais sabedoria

Comente!