nav-left cat-right
cat-right

Por que aprender uma língua estrangeira

O título deste artigo deveria ser “Por que aprender inglês”, mas ao começar a escrever percebi que o mesmo se aplica a qualquer língua, então antes de postar resolvi alterar o título, que ao meu ver ficou mais apropridado.

Dia desses, na semana passada, eu estava com dificuldades de resolver um problema no trabalho. Lembrando que trabalho com programação de computadores, então algumas vezes é difícil de resolver uma ou outra questão. E neste dia, foi o que aconteceu. Revirei a internet de pernas pro ar e nada de achar uma maneira de fazer funcionar as funcionalidades que o meu programa deveria ter. E foi justamente neste dia que vi que o Orkut tem alguma coisa de boa: postei em algumas comunidades a descrição do meu problema. Obtive uma resposta de uma guria da India e outra de um cara do Paquistão. Em português, nada. Após um começou de “conversa” pelo Orkut, resolvi pegar o MSN deles e passamos a conversar por este programa. Algumas horas de conversa e conseguimos resolver o meu problema. Lembrando que toda a conversa se deu no bom e velho inglês.

Relatei o fato acima apenas para servir de base para o restante do artigo. Nele, é possível perceber, em primeiro lugar, a importância do inglês na nossa vida nos dias de hoje. Falar inglês te torna “um cidadão do mundo”, como dizia o slogan de uma escola de inglês que não recordo qual é. Mas isso serve para outras línguas também. Saber falar uma língua estrangeira nos coloca em contato com novas culuras, novas pessoas, abre um leque de opções simplesmente infinitas na nossa vida.


Ao se comunicar em uma outra língua, estamos elevando a nossa vida a um nível onde pertencemos a uma maior parte do mundo. Falar português nos deixa em contato com um mundo composto de Brasil, Portugal, Angola e alguns outros países de menor expressão. Falar espanhol te amplia para um contato com toda a América Latina, além da Espanha e outros países onde o espanhol é ensinado como segunda língua. Já com o francês, é possível atingir o Canadá, França, além de países como Marrocos. O italiano e o alemão seguem o mesmo princípio, ajudando a ampliar cada vez mais os horizontes.

Ainda não falei do inglês. Preferi deixá-lo num parágrafo separado, pois o inglês é um caso à parte. Falar inglês, hoje, é o mesmo que abrir as portas do mundo. Qualquer que seja a língua nativa de um país, são de 90% as chances de que alguém fale ou mesmo entenda este idioma. Com ele, não só é possível como natural, se comunicar com pessoas que qualquer parte do globo, como se estivessem conversando em sua língua nativa. Na internet, é muito mais fácil encontrar informações em inglês do que em qualquer outra língua. Além disso, o inglês habita boa parte da nossa vida cotidiana: as músicas que ouvimos nas rádios são, em grande número, em inglês. Os filmes que assistimos no cinema, são em inglês com legendas em português, o próprio Orkut, no começo, era em inglês.

Então, para concluir e enfatizar mais uma vez, o domínio de uma língua estrangeira, seja ela qual for, tem o poder de nos colocar em contato com pessoas que possivelmente nunca conheceríamos, nunca saberíamos da sua existência, nos insere em uma nova cultura, em um mundo extraordinariamente novo e deslumbrante. Nos permite fazer parte do todo, e sermos literalmente, cidadãos do mundo.

49 comentários para “Por que aprender uma língua estrangeira”

  1. Nivo says:

    Parabéns Fabio, voce foi simples, claro e objetivo na importância de se falar uma segunda língua. Tua experiência deveria ser de leitura obrigatória em qualquer estabelecimento de ensino da rede pública e particular pois evidenciaria a real utilidade da necessidade de se estudar e enteragir com os países vizinhos.
    Um cordial abraço
    Nivo

  2. As informações são muito importantes para quem está iniciando seus estudos em língua estrangeira está notando a necessidade de se atualizar.

  3. Nathalie says:

    Muito interessante esse texto sobre a aplicabilidade do inglês nos dias de hj.

    Sou prof° de ensino médio em uma escola pública da periferia de Sampa, não é fácil motivar os alunos a saírem da mesmice e se arriscarem a interagir em uma segunda língua, pórém sempre tento os motivar levando algumas notícias e depoimentos de pessoas enaltecendo a importância de um segundo idioma.

    Gostaria de pedir sua autorização para ler aos aulnos de primeiro ano do médio, pois acredito ser estimulador.

    Vale também ressaltar o esforço que o cérebro faz ao aprender uma segunda língua, assim prolongando o nosso tempo de saúde mental.

    Viva a torre de Babel!

  4. Sidney says:

    A língua estrangeira é de fundamnetal importância, pois sem ela o homen se desliga do mundo. o Imglês é uma grande potência e por isso deve receber prioridade.

  5. Elaynne says:

    parabens estava procuramdo como terminar minha redaçao depois que l sua objetividade conseguir concluir-la

  6. Iris says:

    Bom dia Fábio,gostei muito deste texto. Eu sou estudante de Turismo, estou prestes a me formar e seu texto irá me ajudar muito no meu projeto de monografia,vou utilizar seu blog como embasamento teórico pra minha tese da “Importância para o domínio da Línga Inglesa para os profissionais de Turismo”.
    Gostaria de saber se vc teria algum outro material para me enviar.Este assunto me interessa muito, estudei inglês por 5 anos e sou apaixonada pelo idioma.

  7. Kátia Telis says:

    Achei muito motivadoras a palavras mecionadas por Fábio … pois vou prestar uma prova para um curso técnico de informatica .. e fique perdida quando peguei o programa … me motivou mais ainda a estudar… Parabéns

  8. VALÉRIA RIBEIRO says:

    Oi, Fábio.
    Sou professora de Inglês em escola pública e ainda hoje, mesmo com a globalização (coisa que os alunos nem sonham do que se trata apesar de já estarem inseridos há anos e nem se dão conta disso…)os alunos têm uma resistência atroz em aprender, independentemente do Componente Curricular. Estava procurando um artigo que abordasse a importância de se aprender um outro idioma, ou 2ª língua, portanto esse veio a calhar. Vou acrescentar algumas fichas com palavras e expressões em Inglês que usamos no dia-a-dia para ver qual será a reação deles. Grata pela ajuda.
    Valéria

  9. Fatima says:

    Olá. Sou professora de Inglês e gostaria de saber se vc sabe de algum site onde eu possa fazer download de vídeo sobre porque aprender inglês?Tks

  10. Fatima,
    Não sei de nenhum, não. :(
    Desculpe.

  11. Filomena says:

    oi fabio,vou comecar a escrever meu trabalho de fim de curso,estuo a fazer hotelria e turismo,meu tema:barreiras linguisticas para o densevolvimento do turismo comunitario.acha que da para continuar?ou tens uma sugestao em torno desse tema.

  12. Brunopovidaiko says:

    caaara, parabens mew, tirei 10 no meu trabalho graças a você
    axei mt bom isso,
    foi simples, e objetivo,
    você escreve mt bem, deveria pensar em seguir carreira como jornalista, ou algo do genero
    obg :D

  13. silvania says:

    Oi fabio li seu texto achei super interessante gostaria de saber se voce me daria autorizaçao para posta-la em meu site sou professora la e acredito que todos iriam gostar muito… obrigado

  14. Silvania,
    Sinta-se à vontade para postar, sim! :)

  15. Vlw says:

    kra vlw d+ esse texto m ajudou muito para fazer uma redaçao de espanhol

  16. vannessa says:

    parabems vc e um
    ecelente escritor
    adorei conhecer vc
    beijos….
    de uma fa sua

    vannessa;;;;;;

  17. Miquéias says:

    Olá, meu caro!

    Eu já estava com vontade de me matricular em um cursinho há algum tempo. Aí nessa semana senti uma forte vontade de por o meu desejo em prática… Resolvi então procurar na internet algum texto, artigo que me desse bons argumentos e ampliasse a minha vontade… O teu texto conseguiu me motivar ainda mais! Irei me matricular em um cursinho de inglês! “Quero ser um cidadão do mundo”!!! rs Valeu!

  18. jhuliany souto pereira says:

    agora que li estou morrendo de vontade de aprender todas as linquas estreangeiras.

    amoler e gostaria que você fizese mais alguns textos

  19. IENDERA3069 says:

    PARABENS FABIO EU JA ESTAVA QUERENDO ME MATRICULAR EM UM CURSINHO DE INGLES E COM TUDO ISSO QUE EU LI TENHO TODA A CERTEZA DE QUE ISSO E PRECISO.
    PPAARRAABBEENNSSSSSSSSSSSSSSS…

    BJSSSSSSSSSS!!!

  20. rosana says:

    gostei da sua esplicação serveiu para mim esp-licar um conteudo esselente na escola e todos ficaram abismado[

    bjs

  21. gildeilza says:

    muitas vezes é chato aprender inglês ,mas no fudo é demais,aprendemos palavras que nos se entiva bastante.Eu estudo inglês,ele é meio difícil mais faz parte de nossas vidas…

  22. Elaine says:

    Fabio muito obrigado aqui eu encontrei o que eu queria eu tenho 11 anos e estudo num colegio muito rigido e tive que fazer um trabalho onde o tema era:A importancia de aprender ingles.
    nesse site eu encontrei tudo para o meu trabalho e tirei 4 porque a tia preferiu não fazer a prova mas um trabalho falando dela valeu

  23. Suzane Palmerim says:

    Querido Fábio,
    Estou procurando artigos com assuntos relacionados ao meu tema de tcc que fala exatamente da “importância de uma língua estrangeira nos dias de hoje”.Encontrei o seu e adorei! Será que pode me indicar outros?
    Bjos

  24. cristina sou + eu says:

    eu adoooooooooooooooro lingua estrangeira eo maximo estudar isso ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  25. Leliane says:

    Olá Fábio, eu moro em Breves, marajó, no estado do Pará e li o seu artigo,ele é realmente muito bom sobre a importancia de aprender inglês, vou colocar este site na bibliografia de minha monografia, pois este texto me fez ver mais além do que eu esperava….
    um abraço!

  26. Miguel Arcanjo Alves Barbosa says:

    Sou Gerente Comercial, do CCAA, e acredito que somos o que plantamos, se investimos bons frutos, devemos colher frutos EXCELENTES…

  27. João Paulo says:

    Parabéns, Fábio!

    É de extrema importância que alguém que tenha experiência, como você, compartilhe-a. Dessa forma, outras pessoas motivam-se a tornarem-se (nos seus dizeres) “cidadãos do mundo”!

    Vou apresentar seu artigo aos meus alunos.

    Um abraço.

  28. Paulo Lis says:

    Trabalho muito bo, mas se me permite poderei dizer mai alguma coisa.

    Há apenas treze línguas no mundo que são faladas por mais de 100 milhões de pessoas, sendo o português uma delas. As outras são mandarim, inglês, hindi, espanhol, russo, árabe, bengalês (ou bengali), língua indonésia, francês, japonês, alemão e urdu.

    Estamos no apogeu de uma sociedade globalizada, onde o inglês é a língua mais usada no mundo e em alguns países tornou-se a 2ª língua. O conhecimento em língua inglesa é hoje um direito e também um requisito para a interação entre os povos, onde conhecer o outro possibilita uma maior compreensão de si mesmo.
    O desenvolvimento da habilidade de entender o que outras pessoas, em outros países, diriam em determinadas situações leva, portanto, à compreensão tanto das culturas estrangeiras quanto da cultura materna. Essa compreensão intercultural promove, ainda, a aceitação das diferenças nas maneiras de expressão e de comportamento.
    Especificamente na rede pública, onde estão as classes mais populares, proporcionar a outras camadas sociais o conhecimento de uma língua estrangeira e informações de outro idioma contribui para o processo educacional como um todo, indo além da aquisição de um conjunto de habilidades linguísticas para uma nova perceção da natureza da linguagem, proporcionando elementos básicos para se refletir sobre a sua própria língua, perceber diferenças, traçar paralelos e estabelecer relações.
    O ensino de língua inglesa dá-nos a oportunidade interagir com o mundo (académico, científico, tecnológico e humano) e oferece o contacto com outros povos e culturas. Essa diversidade cultural é de grande importância na atualidade.
    É preciso reconhecer cada sociedade como parte de uma economia global, em que a informação pode ser partilhada instantaneamente, essa característica do mundo moderno tem implicações importantes para o processo educacional como um todo, e, particularmente, para o ensino de línguas, é imperativo preparar os jovens para responderem as exigências do mundo moderno.
    Ser capaz de se comunicar não apenas na língua materna, mas também em uma ou mais línguas estrangeiras.
    O desenvolvimento de habilidades comunicativas em mais de uma língua é fundamental para o acesso à sociedade da informação.

  29. ariane says:

    Olaa sou brasileira e quero saber como a lingua inglesa esta presente no dia a dia do brasileiro?
    quais os paises que falaram a lingua inglesa?
    qual a importancia da lingua inglesa na minha vida?

  30. Eu gostei muito do seu relato de experiência com a aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira. Gostaria de mencionar algumas definições importantes: referimo-nos a Língua Estrangeira quando queremos falar de um idioma que aprendemos fora do seu contexto natural (sou aprendiz de língua estrangeira porque estou no Brasil). Segunda Língua, define-se ao tipo de aprendizagem no contexto onde a língua é falada (uma criança alemã aprendendo português porque agora mora no Brasil, outro exemplo seriam os índios que aprendem português como segunda língua). Está de parabéns pelo texto.

  31. Simone says:

    Ola!

    O ingles e muito importante no cotidiano de uma grande empresa. Comece agora ouvindo frases do cotidiano no site http://pt.talkenglish.com. Quanto mais vc ouvir, melhor ficara a sua conversa em ingles.

  32. Oi Fábio td bom?
    Tomei a liberdade de colocar seu post no nosso blog porque você conseguiu colocar a importância do Inglês na nossa vida de uma forma tão clara e didática que me encantou :)
    Parabéns pelo blog e muito $uce$$o!
    Até mais,
    Regina :)

  33. marina says:

    achei muito legal e muito enteresante o que você escreveu eu adorei, valeu você me ajudou muito nos meus estudos. bjs:marina

  34. cacau says:

    adorei seu artigo vc e ele me ajudaram e muito vc vai fazer eu tirar um 10

  35. Pedro says:

    Amei seu post, foi muito importante para meu trabalho que é justamente o título. Olha, achei muito interessante seu ponto de vista. Fiquei até meio com inveja por você ter apresentado uma linguagem tão simples e eu ter sido tão complexo. Obrigado. Abraço.

  36. madalena says:

    Brilhante a forma como vc colocou a necessidade de se aprender uma outra lingua,lembrando que se queremos nos incluir, devemos começar pela comunicação sem fronteiras.
    Sucesso. MADALENA

  37. Tayane says:

    Fabio, parabens!

    você foi absolutamente senssasional em suas palavras ^^

    Bju

  38. ALINE OLIVEIRA says:

    Que otimo eu amo Ingles, ainda quero fazer um curso ou uma faculdade quem sabe,mais eu amo ingles sempre assisto filme com audio ingles e legena portugues até compriender e etc. recentimente comprei um jogo em ingles pra ajudar, e jogo de palavras muit bom, aprendo cada dia mais. Esta perfeito o site. Meus Parabéns

  39. nathalia says:

    obrigado voçe me ajudou muito

  40. Emanoel says:

    Parabéns Fábio!

    Muito interesante o que foi dito por vc.

  41. Antonio Claudio Brenlla says:

    Conversei com um Sueco Poliglota em São Gabriel da Cachoeira – AM, que, por sinal, falava muito bem o Português. Ele disse que uma pessoa que fale Inglês aqui no Brasil ganha em média 40% a mais que as outras. Ele deu o exemplo de um taxista de Fortaleza que trabalha no Aeroporto Internacional que é muito solicitado pelos turistas pois, ao perceberem que o mesmo domina a língua Inglesa, o contrata para passeios pela cidade pagando bem mais do que ele receberia normalmente como taxista e também o recomendam aos turistas que porventura visitem Fortaleza.
    Um abraço e parabéns!!!
    I WANT YOU TO SPEAK ENGLISH…

  42. dogimar alves says:

    adorei seu artigo sobre a importancia de se conhecer novas culturas(novas linguas).vc foi claro e sustentou sua tese a medida que desenvolvia seu texto,mostrou que como cidadaos nao podemos nos limitarmos ao pouco e objetivo, que devemos sempre buscar conhecer mais sobre o mundo e refletir sobre “por que estudar outros idiomas”. valeu.

  43. uelber says:

    parabens pela postagem.. achei mto interessante o seu ponto de vista sobre aprender uma lingua estrangeira.. ah, a frase “cidadao do mundo” é do Yazigi.. so pra constar mesmo haha.. abç

  44. isamara says:

    eu gostei aprendi muita coisa

  45. Elizangela says:

    Olá Fabio!

    Sou professora de Inglês e com seu texto encontrei novos argumentos para motivar meus alunos no estudo do idioma estrangeiro!
    Obrigada

  46. jessyca says:

    Adorei!
    Principalmente na parte em que voce argumenta utilizando exemplos como a intenet,filmes e musicas nas radios.
    PARABENS!

  47. Anony sapatão! *_* says:

    Estou fazendo trabalho de escola,,, não gosto nenhum pouco deler,, mais cofesso que com esse site, foi diferente!.valew Faabio!!!!!!!!! ><

Comente!