nav-left cat-right
cat-right

Vale a pena confiar nas pessoas?

Essa é uma questão que vira e mexe as pessoas me perguntam: vale a pena confiar em alguém? Responder a essa pergunta não é uma tarefa das mais simples. As variáveis são muito grandes e o risco maior ainda. Pessoas são muito complexas e imprevisíveis. Delas se pode esperar tudo. Nunca conhecemos alguém de verdade. Uma pessoa pode sair com uma ação (ou reação) que nunca esperávamos dela. Então, na minha humilde opinião, a resposta é: depende.

Depende. Depende de vários fatores. Do quanto conhecemos essa pessoa, do seu caráter, da sua sinceridade e principalmente dos seus atos.

Pessoalmente, eu tenho um problema muito grande com isso. Talvez por ter uma certa ingenuidade eu não consigo ver o mal nas pessoas. Não consigo imaginar que alguém vá enganar, roubar ou mentir.

Há pouco me disseram que uma pessoa estava me roubando. Na verdade isso foi apenas uma “suposição”, pois essas pessoas nem se conhecem. Poderíamos chamar de chute. Pois bem, a minha resposta foi “não, não está!”. Claro que a minha resposta não foi baseada em nada mais além da minha própria certeza. Se realmente isso é verdade e estou sendo roubado, não sei. Prefiro acreditar que não. Ou melhor, não consigo acreditar em nada que não seja isso. Como já diz a lei, todos são inocentes até que seja provado o contrário.

Claro que é sempre bom ter um pé atrás, analisar bem a pessoa e a sua maneira de agir. Com o convívio passamos a conhecer melhor as pessoas e aprendemos, entre erros e acertos, em quem se pode confiar e o quê se pode confiar.

Só não se pode esquecer que pessoas mudam. Alguém em quem não se podia confiar pode aprender com os seus erros e se tornar alguém confiável. Pessoas não são estáticas. Crescem, erram e acertam.

Acredito, então, que devemos, sim, dar um voto de confiança às pessoas. E mesmo que alguém quebre a nossa confiança, mas se arrependa depois, podemos dar uma segunda chance. Afinal, que atire a primeira pedra aquele que não possuir pecados. ;)

47 comentários para “Vale a pena confiar nas pessoas?”

  1. Viviane de Fatima Oliveira says:

    Por que será que sempre confio nas pessoas errados, acho que elas são confiais e por fim acabo me prejudicando, peço umas dicas pra que não ocorra isso

    obrigada.

  2. Sthéphani says:

    Não consigo confiar nas pessoas, nem em amigos, namorado e, até mesmo na família. Talvez isso tenha algumas explicações, experiências e desventuras pessoais, ou, até mesmo, ingenuidade, falta de percepção. O fato é que ou eu confio demais ou simplesmente desconfio de cada ato como se fosse uma conspiração e, o pior é que quando minha desconfiança fica aguçada, geralmente, estou certa. Aí fico confusa, e no atual momento, não tenho conseguido confiar em ninguém, ando com tanto medo de sofrer que não estou conseguindo viver o grande amor da minha vida, é sempre aquela ansiedade de que em algum instante vou pegar uma mentira, serei golpeada pelas costas, afinal é impossível alguém ser tão confiável. Como é ruim sentir isso…

  3. Adriana says:

    Minha situação é a mesma da Stephani. Não estou conseguindo aproveitar uma oportunidade que apareceu agora e estou me odiando por isso. Mas não sei o que fazer, não sei…É terrível sentir isso. Medo de sofrer, falta de confiança…não consigo lembrar em que momento da minha vida eu perdi a confiança nas pessoas, em todas as pessoas que me cercam.

  4. IVONETH says:

    oi..

    eu digo a vcs ainda vale a pena sim acreditar nas pessoas.Não devemos nunca perder a crença nas pessoas, se não como ficará nossa vida?
    agora quando nos decepcionamos com elas, geralmente a culpa é nossa, porque criamos tanta expectitativa, que queremos perfeição, e o erro faz parte dos ser humano.Basta ter essa concepção e aceitar as pessoas como são, com defeitos e qualidades.

    um abraço!

    • Josy Kenowls says:

      Oiie ‘
      Concordo plenamente com Ivoneth pois mesmo que agente quebre a cara , e com erros que acabamos , se tornando pessoas realmentes fortes , que ningueem e perfeito nem agente mesmo que , nem em si proprio conseguimos achar a perfeição quem somos nos pra julgar os outro . Quem nao tem pecados que atire a primeira pedra , acredite de um voto de confiança , nem que vc um dia possa se decepicionar pois vc pode ter certeza que alguem tbm pois um voto deconfianca eem vc !!!
      Bjos
      Josy Kenolws

  5. Fran says:

    Olá!
    Eu tbm não consigo confiar mais em ninguém…
    É só eu dar um voto de confiança pra pessoa vir e me golpear pelas costas
    Umas das piores coisas é ser decepcionado por alguem q te pediu confiança,isso aconteceu comigo!

  6. suelem says:

    Olá, sinceramente nao dar pra confiar e na minha familia.Pois eles so pensam em dinheiro.Estou muito triste pois meus pais morreram e sou muito ameaçada pela minha irma, ela me agride , falo pra minha tia e ela acha que estou mentindo.
    Por isso desisti da minha famila, sou a unica nesse mundo.

  7. sergio says:

    confiar em alguém hj tá difícil. até parente pode te trair. mas como diz um ditado árabe: se vc me engana uma vez, a culpa é sua, mas se vc me enganar de novo, a culpa será minha. depois de uma separação homens e mulheres tendem a ver uma nova possibilidade de encontro com desconfiança…

  8. Bia says:

    É hje em dia está bem difícil confiar
    nas pessoas,tive algumas experiencias
    meia desagradaveis com falsidade de
    algumas pessoas há minha volta :( (
    Pensei que vc uma coisa e na vdd ñ era
    nada daquilo que eu acreditava que fosse.
    Temos que tomar muito cuidado e devemos
    escolher quem falar EU TE AMO e deixar
    entrar em sua casa,tem muito LOBOS EM
    PELE DE CORDEIRO por ai.
    Mas msm acontecendo isso comigo tirei
    um proveito,foi como um alerta para
    que eu tomasse cuidado.Confie em DEUS
    ele ilumina o nosso caminho e nos mostra
    em quem confiar

  9. Beto says:

    .. Pra mim, já não existe algo que realmente faça sentido. As mentiras já não me machucam mais, as dores não me comovem, os sofrimentos não me abalam, a falsidade não me derruba, as doutrinas não me guiam, a razão não me governa, muito menos alguma lei. Não creio em promessas, pois arrancaram todos os meus motivos para isso. hoje eu apenas acredito que existe um mundo onde os mais preparados sobrevivem. Precisamos ter forças para enfrentar os desafios e decepções, pois essa é a única certeza que eu tenho na vida: Vou ter problemas com pessoas e vou precisar enfrentá-los !

    • Henrique says:

      Com todas as minhas experiencias no decorrer da vida acabei adquirindo a mesma ausênsia de fé nas pessoas que o Beto, é triste, pois tudo fica meio vazio e sem sentido e as vezes me sinto um ET neste planeta… Só nos resta sobreviver.

  10. priscila says:

    gente me ajude a confiar nas pessoas , até nas amizades eu nao confio,principalmente namorado ,que é o que mais ilude a gente, será que existe o amor msm? pq eles traem eles só faz paquerar , e ficar. em geral eu tou com dificuldades nessa questao pra mim todo mundo me faz de besta, obrigada.

  11. sandra says:

    PORQUE, CONFIO NAS PESSOAS ATE QUE ME PROVEM O CONTRARIO, MAIS QUANDO ME APRONTAM ALGUMA COISA . OU FICO SABENDO DE ALGUMA COISA VEM AI A DIFICULDADE DESSA PESSOA ME PROVAR O CONTRARIO,AI FICO COM UM SENTIMENTO RUI DENTRO DE MIM E PASSO AQ VER AS PESSOAS TOIDAS INGUAIS.QUERIA AJUDA PRECISO MUDAR ESSE MEU JEITO DE SER.

  12. carlos says:

    eu tenho um grande poblema comigo ñ confiar reamente nas pessoas prciso muito de a junda para confiar nas pessoas mais espero em deus q um dia eu possa confiar nos meus amigo e nas pessoas, mais a verdade é que elas no fase por onde nos podemos confiar mais isso tudo e ruim para mi esse poblema traição mais eu preciso mudar esse meu jeito de ser mais tenho toda essa certeza que vou muda mais vejo que isso ñ e um dificuldade só minha e de todo mundo…

  13. Tiago says:

    ninguém é de confiança, acreditem que mais tarde ou mais cedo serão desiludidos.

  14. Tiago,
    Permita-me discordar de você. Pessoas não são infalíveis, pessoas não são perfeitas. É normal que em um momento ou outro errem. Assim como nós também erramos. Cabe a nós, entender, e dentro do possível, perdoar. Pessoas necessitam errar para poder crescer e evoluir.
    Nem sempre as pessoas irão nos decepcionar. E temos que cuidar para não decepcionarmos outras pessoas.
    Um grande abraço!

  15. Flávia says:

    Eu ja errei muito no passado…
    Agora estou tentando ganhar a confiança de um amigo…
    Acredito q as pessoas aprendem com os erros…
    Eu estou conquistando a confiança dele…
    Mereço uma segunda chance!
    E quando eu consegui não vou ser sincera com ele!
    Não vou errar mais!
    Não do mesmo jeito q eu errei! ;-)

  16. Flávia says:

    Ops eu errei! rsrs

    “Quando eu consegui a confiança desse meu amigo, nao vou desaponta-lo”

    Agora sim esta certo!!! rsrs…

  17. vanessa says:

    eu tenho um problemao ja via mal em tudo depois so confirmei agora ainda aprendo a lidar com esta questao.. concordo que erramos e aprendemos com nossos erros mais controlamos a impulsividade justamente pra n magoar demais alguem principalmente familiares e amigos que fazem parte do nosso dia dia mais muitos aki foram realmente magoados como eu minha mae n e confiavel meu parceiro de anos tb nao nenhum parente todos magoaram e feriram eu lamento por n poder confiar na propria familia mais nao lamento nem um pouco de saber que nao devo confiar neles estou apenas me protegendo de pessoas pequenas interesseiras e sujas na verdade quem ganha e vc mesmo a maior riqueza e o amor o sentimento verdadeira errando ou nao a gente sente quando e querido e amado essas sim merecem uma segunda chance quando erram e e disso que todos aki estao falando … daquinao levamos nada por tanto quem se axa rico e superior cuidado vc tb pode esta sendo traido pelos proprios amigos falsos da mesma laia dai tive que fazer minha escolha ou me torno membro da familia mais suja hipocrita e falsa derrepente ganho umo scar ou sigo peneirando o que e bom a soma conserteza sera mais alta do quea deles nao quero ser devorada pelas cobras por isso vc pode ate estar sozinho mais saiba que aos olhos de deus vc e mais forte que eles pelas suas boas escolhas entao boa sorte para sua jornada uma hora ela acaba pra todos… se gostou mande email…. wanessaa.linda@hotmail.com …bjao fquem com deus

  18. Andressa says:

    Bom,

    Eu Li a maioria dos comentários do pessoal, e esse nosso problema de não confiar nas pessoas na minha opnião deve ser algum problema psicologico. Ultimamente eu tenho brigado muito com meu namorado, tenho me afastado das pessoas por causa de falta de confiança! Antigamente eu era uma pessoa muito sociavel mais a medida de algumas decepções eu fuime afastando das pessoas e isso foi acabando comigo, hoje eu tenho ficado a maior parte do tempo me sentindo sozinha e me torno dependente do meu namorado por apesar das mancadas de falta de confiança que eu dô com ele, ele sempre fica do meu lado e me entende… A gente quase termino o namoro pela minha falta de confiança ( eu desconfiava de tudo e de todas as amigas dele) e isso tava acabando com a gente, eu quase perdi o meu melhor amigo e namorado pela minha falta de confiança. Por isso decidi a dar uma chanace para o mundo, acreditar mais nas pessoas, pois a falta de confiança se torna doentia, e nos deixa só pior. Devemos aprender os erros, e devemos nos arriscar , pois a vida é isso “Correr riscos” A falta de confiança é uma COVARDIA de nossa parte pois não temos coragem de colocar a cara a tapa (dizendo em uma forma bem popular)!

    Por isso gente, como uma grande amiga me disse uma vez “Para de perder tempo”, Vamos viver nossa vida e correr riscos, vamos viver um grande amor com mais tranquilidade, e fazer e fazer mais amigos até acertar a mão…

    Beijos , Desejo Que todos sejam felizes

  19. Roney says:

    acredito que posso tentar , estou tendo alguns problemas no meu namoro tb , nao quero perde-la mas as vezes penso em terminar pq nao consigo confiar , mesmo sem motivos . estou disposto em procurar ajuda uma psicologa sei la , nao quero me tornar dependente de do meu amor , nao sei por onde começar, acho q tb q acabo exigindo muito dela , e sempre me arrependo ou perco nas brigas que eu mesmo provoco.

  20. fdc says:

    hoje em dia é dificil confiar nas pessoas, muitos entram na vida dos outros só para mentir,roubar e aproveitar-se do dinheiro,
    confio na minha familia, mas o meu lado profissional as coisas estão complicadas:
    no meu local de trabalho descubriu-se que colegas alteram a informação do sistema para fazerem negocios obscuros,

    hoje quebrei a amizade com um amigo de longa data, madei-lhe fazer uma obra , o individuo recebeu o dinheiro e está a dar-ne volta para finalizar com o trabalho.

    para ser sincero estou a desconfiar de tudo e todos

  21. Nana says:

    Olá pessoas.

    Achei muito interessante ver comentários que se parecem com o que eu vivo desde criança.
    Minha familia vive em guerra. nunca fui capaz de confiar em nenhum deles. Sempre fui om objeto que usam pra ameaçar uns aos outros. Eu sou a pessoa que nao pode estar contra ninguém e nem apoiar ninguém, oq é impossivel. e como vivo apenas com minha mae que nao tem familia, nem amigos nem ninguem, pq ninguem aguenta ela… me sinto responsavel por ela.
    Eles só pensam em dinheiro e status. nunca se preocuparam com meus sentimentos, só querem que eu faça coisas pra eles poderem anunciar pros outros. me humilham o tempo todo… nao há um dia em que eu nao chore de ódio.
    isso tudo aglomerado com outros problemas que tive na infancia como pai alcolatra, bulimia, abuso sexual, entre outros… desencadearam uma serie de medos e dificuldades que nunca pude superar pois minha familia finge que nao vê. tenho 23 anos e nao consigo mais estudar ou trabalhar. tenho medo de tudo e sou pressionada o tempo todo por eles e humilhada… pra arranjar um emprego bom…
    nao confio nem nos meus amigos.. comecei a pensar em suicidio diariamente. e a unica coisa que me alivia tem sido cortar os pulsos toda vez que nao consigo resolver um problema. (cortes leves que apenas me fazem sentir alivio)
    como as pessoas são tão ignorantes? o meu problema é que apesar de tudo eu sei sorrir, sei ajudar os outros, e ainda tento, vez ou outra me arriscar em algum namoro ou amizade.
    sera que vou ter que parar de viver completamente pra ser “compreendida” pra que alguem realmente se importe? sozinha nao consigo sair dessa.
    bom, essa é só metade da minha historia… se alguem com o memso tipo de problemas quiser conversar, ajudar… ou apenas desabafar por favor me escrevam. eu relamente preciso de alguem que tenha capacidade de entender.

    obrigada a todos

    Nana

    (meu e-mail é tempestade-de-areia@hotmail.com)

  22. Denise says:

    Todas as vezes que eu confiei nas pessoas acabei me decepcionando isso com amigo(a) namorado. Hoje eu não acredito nas pessoas mais queria tanto encontra uma pessoa sincera uma pessoa que falasse tudo longo e nao me decepcionasse depois.

  23. heloisa says:

    bom eu estou passando por uma situação difiçil sou noiva , e vai fazer 1 ano q estou com essa pessoa mas eu ñ consigo confiar nele plenamente , se ele sai pra algum lugar já fiko desconfiada, e isso ta preujudicando nosso relacionamento ñ quero perder ele por minhas desconfianças , mas ~ também ñ quero viver desconfiando dele…. eu ñ sei o q eu faço ? as vezes penso em terminar mas eu amo muito ele e ñ consigo fazer isso… ñ queria ser assim desconfiada pois isso põe o nossso relacinamento a perder.

  24. D@N says:

    Caro Fábio, o meu problema é justamente o contrario do seu, eu não consigo confiar em quase ninguém, talves confie só na minha fámilia, que já é toda desestruturada, acho isso ruim, pois perco noites de sono imaginando se alguém está conspirando contra mim, me passando para trás…
    Já tentei de tudo, até mesmo procura tratamente, e nada adiantou… As vezes descubro algo intrigante referente a alguém e logo começo a ligar isso a outros fatos anteriores que supostamente não tinham nada demais… e isso não sai mais da minha cabeça… Se souber alguma forma de ajudar entre em contato.
    Grato, abraço a todos vocês.

  25. Aliete Miranda says:

    Eu já confiei muito nas pessoas, pura ingenuidade. Por experiências vivida, e observada, eu diria que não se pode confiar, infelizmente, não conhecemos a mente de quem é bom ou disfarsa de bom. É importante ser desconfiado, para não ser surpreendido.

  26. alessandro says:

    Não acredito mais em ninguém , estou numa faze muito difícil da minha vida uma das pessoas q eu mais confiava me traiu, minha esposa. E agora como posso confiar ? se até os filhos ela não esta cuidando como deveria, estou muito magoado com com a vida. será q vou confiar em alguém denovo ???

  27. Marcelo says:

    Nen vale a pena,
    Seus amigos, seus pais seus colegas, gente que você nen conhece fode com sua vida qndo você menos espera.

    A VIDA é 1 lixo;

  28. Jóice says:

    Não sei em q momento da minha vida perdi a confiança nas pessoas,só sei q eu sofro muito com isso,e não dou voto de confiança pra ninguém ao meu redor… já perdi pessoas muitas especiais na minha vida por causa desse problema a “disconfiança”
    O q será isso? alguém tem alguma sugestão…
    vlw obrigada á todos!!!

  29. Rafa says:

    Me parece que só os outros erram conosco. Só os outros magoam, só os outros traem, quebram um compromisso e então a confiança se vai. Será que não decepcionamos os outros conhecidos e desconhecidos também? Sem querer ou por raiva ou sei lá?!
    Pessoas com falha no caráter precisam ser evitas. Se forem momentaneas, elas precisam de ajuda e dar uma segunda chance é bem vindo. Olhem para o comportamento delas: não respeitar o transito, encher a carra de álcool, grosseirias, suborno, tira vantagem… enfim, comportamentos que levam a traição. A eles, cabe a voce alertar sobre cada comportamento presenciado e alerte-os sobre os mesmos (podem nem perceber estes comportamentos).

    Abç e sucesso

  30. CAMILA says:

    Não consigo confiar no meu namorado, e o pior é que ele nunca me deu motivos pra desconfiar dele…
    não sei pq

  31. Amanda says:

    Ultimamente ando muito triste com o mundo ao qual convivo, sinto falta das decadas passadas, onde se ajudava sem interesse, onde podia compartilhar segredos, sonhos, com os amigos, vc. conseguiar de imediato pontuar dezenas de amigos, hj. os valores foram esquecidos, pessoas se aproximam de vc. sempre por algum interese,a maldade ja n. tem mais limites,eu ate hj. sou grata pelo q. me fizeram a trinta anos atras, guardo na memoria cada pessoa q. me ajudou no decorrer da vida e guardo isso com muito carinho e gratidao, hj. vc. ajuda, acolhe e parece q. vc. fez foi um mal aquela pessoa q. dias depois se puder passar por cima de vc. como um trator pode ter certeza q. nao vai exitar em fazer isso. Tenho um filho e as pessoas me perguntam pq. n. tenho outros, eu gostaria muito de ter mais dois ou mais filhos, mais fico me perguntando o q. esse mundo tem a oferecer no futuro para eles, se hj. as coisas ja estao de ponta a cabeca imagimem daqui a algus anos. O bom de tudo e q. mesmo perdendo a confiaca nas pessoas e q. confio muito em Deus e entrgo minhavida todos os dias a ele, para q. proteja a minha familia de todos os males dessa vida, e rogo todos os dias para q. as pessoas tenham amor a Deus, pq. e isso q. ta faltando, pq. o mundo seria muito diferente bastasse q. as pessoas amassem a Deus sobre todas as coisas e o proximo como a si mesmo,… bastava haver amor e respeito no intimo do ser humano, isso bastaria,isso eu aprendi ainda na minha infancia, onde a gente ouvia os pais, as pessoas mais velhas, ouvia e agradecia pelos ensinamentos, hj. acham q. os ensinamentos dos pais e arcaico, quadrade e q. n. tem nenhum valor,ai fica imoissivel, pois quando se chega ao ponto de nao consigo respeitar os pais, pode ter a certeza q. n. tera respeto por mais ninguem.Que Deus tenha piedade desse mundo, so ele pra nos dar forcas pra superar tantas traicoes e decepcoes por parte das pessoas.Que Deus abencoe todas as familias e nacoes.

  32. MONICA says:

    É mesmo complicado confiar em alguem no mundo em que nos vivemos hoje.o melhor a ser fazer e tenta confiar do que fica so desconfiando. Melhor é se arrepender de uma coisa que de fez do que nao fazer o sentimento e pior vc se sentir encapaz.
    o melhor e confiar.
    bjos pra todos e fik com Deus

  33. Joao Toscano says:

    Olá a todos/as.
    Eu venho aqui pelo uma simples razao. A procura de um esclarecimento. Uma orientacao. Tenho 36 anos, vivo na Holanda e so. Estou numa relacao á cerca de 2 meses com uma mulher que conheci de 45 anos e que me tem mexido com a minha alma. O que se passa é que ontem com ou sem intencao ela me disse as seguintes palavras: Eu nao confio em ninguem, nem na minha familia, nem em amigos nem em ti (eu!) apenas confio em mim (ela!).. eu respeito isso mas o que ainda mais me intranquilizou foi ela me dizer que nao devo confiar nela igualmente .. eu nem sei o que pensar .. apenas quero uma vida normal com ela .. nao quero nada mais que isso .. e estamos perante uma situacao de decisoes pois ponderamos algmas coisas na vida que iram com certeza mexer nas nossas vidas pessoais como a uniao de convivencia .. viver juntos .. esse tipo de coisas .. mas ouvir isto dela .. eu nao sei .. gostava de ouvir alguem .. opinassem acerca o que se está a passar á minha volta .. devo confrontá-la com o que ela me disse .. devo simplesmente continuar a vida .. como se nada tivesse sido dito .. devo respeitar e nada mais pensar .. sinto-me nem sei como .. tenho dedicado tudo para ela .. inclusive perdi cerca de 5 kilos pois deixei alguns ritmos diários apenas para me dedicar a ela .. ajudem-me a entender a vida ..

    obrigado a todos/as

    tiffosi1974@gmail.com

    joao

  34. Juliano says:

    Olá Pessoal realmente, esse lance de lidar com pessoas é muito dificil, e quanto a confiar nas pessoas não é tarefa fácil, particulamente eu acho que as pessoas não merecem confiança, e sim vc deve classificar algumas coisas nas pessoas que podem ser confiaveis, pois ninguem é 100% confiavel, as vezes nos decpcionamos como nos mesmo…

  35. OJ says:

    Eu tenho 44 anos e me acho o cara mais babaca do mundo,pois estou sempre confiando nas pessoas, principalmente nos negócios e sociedades.Eu não consigo acreditar que eu faço e faço pelas pessoas e elas sempre por causa do dinheiro acabam me sacaneando!!Amigos eu posso dizer com total certeza,confiem somente em DEUS e seus pais pois os seres humanos só querem se dar bem e roubar as suas coisas matérias e também a sua felicidade e se vc der mole a sua namorada ou mulher,mas isso e claro se a mulher não lhe amar,mas como diz o meu velho e amigo PAI filho seja mas inteligente nunca fale de seus negócios para todas as pessoas e também nunca elogie muito a sua mulher para os amigos porque o ser humano no geral vive para tentar ter ou ser melhor que o outro,por isso seja sábio fale pouco e preste mais atenção nas pessoas que estão ao seu arredor.VC NÃO TEM AMIGOS VC TEM COLEGAS!!
    “SÁBIO É O HOMEM QUE NÃO CONFIA EM OUTRO HOMEM”

  36. Lara says:

    Concordo com o Beto! É a única certeza que devemos ter é que vamos no decepcionar, vamos passar por diversos problemas e precisamos passar por cima de todos. Claro, falar é bonito; mas a prática é bem dolorosa. Eu não tenho amigos, não ando em bandos, e me relaciono com uma pessoa muito amável e que gosta de ter amigos. Tenho vivido um momento bem difícil, porque não quero ter o trabalho de confiar segredos, e de expor minha vida. Mas a vida tem me cobrado isso. Não sei o que fazer!

  37. Kennedy Amaral says:

    Hoje estou um pouco chateado,tenho sofrido grande decepção,nunca acreditei que fosse acontecer comigo.Minha namorada me traiu com meu melhor amigo.Ou talvêz ele disfarçava de amigo para se aproximar dela.O pior é que íamos casar e eu montei um consultório dentário pra ela.Estou arrasado,sinto vergonha de tudo isso.Sei que que existe pessoas descente,mas ficou difícil confiar em alguém.Estou fazendo tratamento psicológico.Será que ainda vou cofiar em alguém?

  38. Maria says:

    É difícil encontrar uma pessoa honetas,ficamos desiludido com tanta malandragem,de quem menos esperamos,vem a decepção.Quando somos enganados por quem não nos conhecemos,ficamos conformados.Mas quando isso acontece com nossos amigos,dói fundo.Tenho receio de confiar em amigos.

  39. LiSa says:

    Bom…
    Hoje em dia tudo q fala-se em confiança é muito dificil de falar o assunto. Poiscada um tem sua maneira de pensar e agir. Na verdade pra se ter uma amizade verdadeira e dessa amizade vc tem confiança nela, vc tem q engolir muitas coisas dessa pessoa, pois vc pensa diferente, criar expectativa em uma pessoa é o erro mais grave q se pode ter, no começo até nos iludimos um pouco, pois tudo é maravilha, e nesse começo vc cria várias expectativas, nelas vc espera muitas coisas dessa pessoa, mais nem sempre é o q vc quer, pois a pessoa tbm tem propositos, é bem dificil, mais para se ter uma amizade vc tem q engolir muitas coisas mesmo, e sempre estar pronto para o q der q vinher, pois muitas pessoas irão aparecer no seu caminho para te tomar amizade, ai SIM se sua amizade ñ estiver estabilizada COM CERTEZA vc sofrerá e terá muitas decepções, a sua confiança no começo é de 100%, mais ao passar dos ANOS sua confiança irá diminuir o bastante, mais digo uma coisa VALE APENA TER UMA AMIZADE CONFIÁVEL SIM, vc aprende ter carater e se espelhar nela e ela em vc, ACREDITE no seu AMIGO, mais sempre tenha um pé atrás e saiba equilibrar sua amizade. falo isso pq pode ter a certeza, sou uma pessoa q passei por muitas coisas e ainda passo pela uma amizade q considero como IRMÃO até hj( faz uns 4 anos), ja esperei muitas coisas dele, as vezes ele correspondia, outras NÃO. entrou outro amigo no nosso caminho e tudo vira motivo de desconfiança, mais se houver AMIZADE VERDADEIRA mesmo com as adversidades NUNCA iremos se separar, mais tem q ACREDITAR. e outra cada dia é um estudo a verdade é q NUNCA VC VAI CONHECER SEU AMIGO, pode passar 100 anos, mais vc NUNCA conhecerá seu amigo.

    Espero ter ajudado. aBS

  40. Ani says:

    Confiar em alguém é tão complicado,agente até confia,mas guando vivenciamos muitos acontecimentos desagradáveis devido a CONFIANÇA, ficamos meio desconfiados,parece que gera um trauma.Nunca espere nada de ninguém.Caráter vem com nossa formação.confiar em alguém? Depende.

  41. layanna says:

    eu aprendi que hoje em dia não devemos confiar nem nos nosso pais. eu ja quebrei tanto a cara com amigas eu confio tanto nas pessoa mais todas as vezes eu quebro a cara. tenho uma ex amiga que ela nunca se garantio em pegar um homem so pra ela, ela so fica com os homes alheios. por que ela não se garante de ter um só pra ela poriço ela faz isso. ela me jogava contra meu namorado para se dar bem por que ela ficava com o irmã do meu so que ele queria so curtir da cara dela. eu terminei meu namoro por causa dela,hoje estou reconquistando meu ex.graças a meu bom deus e ela ficando com um homem casado.poriço nunca confi em ninguem

  42. julia barbosa says:

    Confiar ? Não sei como se faz…
    O medo me trava, não me deixa acreditar em quem é certo.
    A pessoa certa está do meu lado e o medo não me deixa perceber isso.
    Como eu que é certa? Nem eu mesma sei. Só sei que o amo muito, e ele também, mas não sei entregar minha confiança. A ansiedade fala mais alto. Vontade de falar que ele não presta e que não vale nada, é muito. Isso na hora é uma certeza que sai de mim. Mas depois penso porque fiz aquilo. Porque falei aquelas coisas. Que no fundo não tinham cabimento.
    E a imaginação “poluída” ?? Que me faz pensar coisas que NUNCA existiram.. Me faz acreditar na ilusão, ao invés de acreditar na realidade. Estou perdida, preciso de ajuda .. Estou quase desistindo de mim. Porque nem em mim mesma, eu confio. Nem isso eu sei .

  43. Marcia F. says:

    Antes de confiar-mos em alguém devemos analisar seu caráter,prestar atenção em suas atitudes.Tendo a conciência de que ninguém é perfeito.Mas nos amamos em primeiro lugar respeitando a nós mesmos.Pois è assim que adquirimos o respeito das pessoas.Eu sempre confio desconfiando,sou muito analítica em relação as pessoas.E para ser ser sincera só confio em Deus.

  44. Camila says:

    Nossa amei isso que vce postou, realmente é complicado o tal do ser humano, mas engraçado ainda que voce convive o tempo todo cm elas e não sabem quem são na verdade, se vce me perguntasse agora QUEM É VCE CAMILA? eu iria dizer uma mulher cheia de sonhos e triste, porque confiar em alguem e algo bem complicado , já não se tem amigos mais.’

  45. Vera says:

    Gente, eu também estou assim, não consigo mais confiar em ninguém, quando era criança era bem dinâmica, quando chegava uns vizinhos novos na rua onde morava, eu era aprimeira a dar boas vindas, minhas “amigas” se aproveitavm da minha igenuidade e me batiam faziam de mim gato e cachorro. Eu ficava triste chorava muito mas continuava a amizade, muitas vezes uma ficava mal comigo sem eu fazer nada com ela ai todas ficavam, eu me sentia muito mal, isso acontecia até na escola, havia uma menina que me provocava de mais desde a 3º série, colocava piolho na minha cabeça, me empurrava na fila da merenda, era terrivel, até que um dia eu não suportei e bati nela não sei como porque ela dava duas de mim. Enfim fui crescendo a casa da minha mãe era cheia de “Amigas” Começei a gosta de um menino na escola eu tinha uns 13 anos uma dessas amigas sabia mas deu em cima dela até que ficou com ele. Um certa vez montaram um parque na frente da escola eu tinha 14 anos ai conheci um rapaz fiquei apaixonada, derrepente uma outra “Amiga” falou para mim que estava gsotando dele ela não sabia que eu gostava dele então pulei fora ele tentou me beijar mais eu não deixei. E fui cresçendo, começei a namorar com um rapaz eu tinha 15 anos mal acabei o namoro outra amiga agarrou ele, ele veio pedir perdão voltei com ele. Depois com 16 anos começei a namorar com Outro rapaz que hoje é meu esposo, quando apresentei-lo as minha “Amigas” Uma delas deu em cima dele, mas eu era tão boba que não fiz nada só guardei. Depois de 1 anos fomos morar juntos eu e ele. Passaram-se alguns anos e outra”Amiga” Também se amancebou, o marido dela vivia me cantando eu sendo amiga fui e contei para ela, ele até veio se desculpar comigo. Só que depois de alguns anos ele trocou ela por outra e ai veio ela com entradas para meu marido, coloquei ela em seu devido lugar, e pronto lá se foi a amizade de infância, depois quando engravidei descobri que minha sobrinha estava se oferecendo pra ele, e ele obviamente gostando, coloquei ela em seu devido lugar, devido a isto meu casamento foi desandando etc. e outras e outras experiências mais. Então gente não consigo mais confiar em ninguém, todas as pessoas que se aproximam de mim eu já começo a identificar a maldade ou seja minha igenuidade não existe mais. E por fim não tenho mais amigas. isto me deixa mal muito mal mesmo. Sinto falta de uma amiga, mas infelizmente não consigo abrir meu coração.

Comente!